Dom José Ornelas, foi nomeado hoje, 28 de janeiro, bispo da diocese de Leiria-Fátima pelo papa Francisco. Ornelas é presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e era, até hoje, bispo de Setúbal. Ele sucede o cardeal António Marto, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa poucos meses antes de completar 75 anos. Segundo o Código de Direito Canônico, esta é a idade em que os bispos devem apresentar a renúncia.

O cardeal Marto completa 75 anos no próximo dia 5 de maio. Ele apresentou seu pedido de renúncia ao papa por motivos de saúde. Em mensagem de saudação ao novo bispo de Leiria-Fátima e aos diocesanos, o cardeal contou que apresentou ao papa o seu pedido de renúncia quando completou 74 anos, “ao aproximar-se a idade que o direito canônico estabelece como limite destas funções e consciente também de maior limite das forças físicas e anímicas para exercer adequadamente o cargo, face às exigências pastorais da diocese e do santuário de Fátima”. “Quero agradecer, profundamente reconhecido, a compreensão tão paternal, tão amiga e afetuosa do papa Francisco, manifestada pessoalmente, quando lhe apresentei o meu pedido”, afirmou.

O cardeal António Marto estava à frente da diocese de Leiria-Fátima desde 2006. Ele recebeu o papa Bento XVI no santuário de Fátima em 2010. Em 2017, ano do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, Marto recebeu o papa Francisco no santuário mariano. Naquela ocasião, foram canonizados os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

O bispo nomeado de Leiria-Fátima, dom José Ornelas é religioso da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, os Dehonianos, da qual foi superior geral entre 2003 e 2015. Para o cardeal Marto, dom Ornelas “traz consigo uma riqueza enorme e única para imprimir um novo impulso à renovação pastoral da Diocese e do Santuário de Fátima”. “Como missionário dehoniano e, depois, superior geral”, o novo bispo é “portador duma enriquecedora visão e experiência universal da Igreja e do mundo na diversidade dos cinco continentes”, afirmou. E, “como bispo de Setúbal e presidente da conferência episcopal tem dado provas duma experiência pastoral aliada a um dinamismo missionário de uma Igreja próxima e em saída”.

Dom José Ornelas afirmou que recebeu a notícia de sua nomeação colocando-se à disposição para o serviço, seguindo o modelo de Jesus e Maria. O bispo agradeceu a todos da diocese de Setúbal pelos trabalhos realizados ao longo dos anos em que esteve à frente desta diocese. “Foi um dom precioso ter-vos conhecido, ter trabalhado convosco, ter partilhado os tempos conturbados da pandemia e os sonhos da nossa Igreja, bem como dos homens e mulheres da nossa linda península de Setúbal. Levarei sempre comigo a memória agradecida do vosso acolhimento, participação e apoio”, disse.

À sua nova diocese, dom Ornelas enviou uma saudação “com verdadeira emoção, alegria e esperança”. Cumprimentou o cardeal Marto e disse assumir a diocese com “gratidão e como desafio a herança de pastor que ele me deixa”. Recordou ainda o bispo emérito dom Serafim de Sousa Ferreira e Silva, “felizmente presente na diocese”. Dirigiu-se também ao clero, aos religiosos e leigos, afirmando que “junto procuraremos escutar o chamamento de Deus a toda a Igreja, convocada para um caminho sinodal de escuta, comunhão participada e missão”.

Dom Ornelas recordou ainda o santuário de Fátima e cumprimentou o reitor, padre Carlos Cabecinhas e todos que servem neste local. O bispo eleito pediu que Nossa senhora de Fátima “nos ensine a todos a sermos uma Igreja modelada na sua atitude de Mãe carinhosa, atenta à Palavra de Deus”. “Aprendamos a ser uma Igreja cuidadora de todos, especialmente dos mais pequenos e frágeis como ela fez com os pastorinhos, aos quais se revelou, consolou, fortaleceu e deu esperança, para vencerem inúmeras dificuldades, como a pandemia, a doença, a guerra e a própria morte”, disse.

O reitor do santuário de Fátima, padre Cabecinhas deu as boas-vindas a dom Ornelas e lhe assegurou “a oração dos peregrinos para que o Senhor o acompanhe no novo ministério, com as bênçãos da mãe do Céu”.

A CEP também saudou o bispo nomeado, desejando-lhe “um fecundo governo pastoral junto do povo de Deus que lhe é confiado na diocese de Leiria-Fátima e, de modo mais alargado, junto de todos aqueles que demandam ao santuário de Fátima como peregrinos”.

Dom José Ornelas nasceu em 5 de janeiro de 1954, no Porto da Cruz, na Ilha da Madeira, Portugal.  Frequentou o Seminário Diocesano do Funchal, entre 1964 e 1967. Em seguida, iniciou o seu percurso formativo na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, os dehonianos. Frequentou o Colégio Missionário Sagrado Coração do Funchal, de 1967 a 1969, e o Instituto Missionário Sagrado Coração de Coimbra, entre 1969 e 1971. Fez sua profissão religiosa em 29 de setembro de 1972.

Estudou Filosofia no Instituto Superior de Estudos Teológicos, de 1972 a 1974, e Teologia na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, de 1976 a 1979. É especialista em Ciências Bíblicas, com doutorado em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa.

Foi ordenado sacerdote em 9 de agosto de 1981. Em 1º de julho de 2000, assumiu como superior da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Em 27 de maio de 2003, foi eleito superior geral da congregação, cargo que ocupou até 6 de junho de 2015.

Em 24 de agosto de 2015, foi nomeado bispo de Setúbal e recebeu a ordenação episcopal a 25 de outubro do mesmo ano. Desde junho de 2020, é presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Confira também: