O cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, Inglaterra, informou que as crismas no rito latino tradicional não são mais permitidas em sua província eclesiástica.

Numa carta enviada em 20 de janeiro à Latin Mass Society of England and Wales, uma associação de fiéis católicos dedicada à divulgação da liturgia tradicional, o cardeal Nichols escreveu que a Congregação para o Culto Divino do Vaticano havia emitido uma sentença sobre o tema.

O documento mencionado acima, conhecido como Responsa ad dubia, respondeu a perguntas sobre a aplicação do motu proprio Traditionis custodes do papa Francisco de 2021, que restringe a celebração de missas tradicionais em latim.

Em resposta a uma carta enviada em 14 de dezembro pela Latin Mass Society (LMS), indagando sobre o futuro do rito tradicional, o arcebispo de Westminster recordou que “uma das perguntas feitas à congregação se referia às celebrações dos sacramentos segundo as formas anteriores” ao Vaticano II.

“A resposta dada pela Congregação foi negativa. De fato, todo uso do rito pré-conciliar está proibido agora. Isso significa que a crisma deve ser celebrada na forma aprovada para toda a Igreja latina em 15 de agosto de 1971”, explicou.

“Continuaremos refletindo sobre as disposições estabelecidas pela Santa Sé nestas matérias e sobre a importância da renovação litúrgica a que somos chamados, bem como as necessidades pastorais dos fiéis”, disse o cardeal.

Por quase 20 anos, a LMS organizou crismas anuais no rito tradicional na paróquia St. James em Spanish Place, no centro de Londres. Um bispo auxiliar da arquidiocese presidia as cerimônias desde 2004.

O presidente da LMS, Joseph Shaw, criticou que o término “dessas celebrações implica a perda de muito do que os bispos da Inglaterra e do País de Gales buscaram e alcançaram no estabelecimento de uma convivência serena entre as novas e antigas formas litúrgicas”.

“A crisma é antes de tudo um sacramento para os jovens e conversos. Isso impedirá que muitos tenham acesso a ele de uma maneira 'particularmente adequada para eles' (como disse o papa Bento XVI). Outros vão busca-lo fora das estruturas da Igreja”, lamentou.

Traditionis custodes, que entrou em vigor em 16 de julho de 2021, diz que é "competência exclusiva" de um bispo autorizar missas tradicionais em latim em sua diocese.

O documento fez mudanças radicais na carta apostólica Summorum Pontificum de Bento XVI de 2007, que reconhecia o direito de todos os padres de celebrar a missa usando o Missal Romano de 1962 sem ter que pedir permissão ao seu bispo.

O cardeal Nichols disse ao clero da diocese de Westminster em julho de 2021 que pretendia conceder faculdades aos padres que desejam celebrar missas tradicionais em latim, desde que atendam às condições do motu proprio do papa Francisco.

A correspondência entre o cardeal e o arcebispo Arthur Roche, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, sobre Traditionis custodes, foi publicada em novembro de 2021.

Confira também: