O Arcebispo de Tarragona e recém eleito de Barcelona, Dom  Lluís Martínez Sistach,  despediu-se ontem de sua freguesia em uma Missa na Catedral tarraconense, onde pediu-lhes acolher seus sucessor à frente da arquidiocese, Dom Jaume Pujol Balcells, com  atitude eclesial de afeto e colaboração.

Ao referir-se à nomeação de Dom. Jaume Pujol, de 60 anos, como novo Arcebispo de Tarragona, Dom Martínez Sistach pediu aos fiéis que “acolham o novo pastor que o Senhor lhes envia com atitude eclesial, oferecendo-lhe afeto e colaboração, que são muito necessários para o fecundo exercício do ministério espicopal”.

Em uma Catedral abarrotada e em presença de personalidades civis e eclesiais Dom. Martínez Sistach fez memória de seus sete anos de serviço episcopal em Tarragona, e lembrou que foi acolhido “com atitude eclesial de afeto, de disponibilidade e de colaboração”, e que uma de suas prioridades foi a aplicação do Concílio Provincial  Tarraconense de 1995.

Em sua homilia, o novo Arcebispo de Barcelona classificou a tarefa evangelizadora como “muito  necessária e urgente na sociedade catalã e da Europa ocidental, fortemente secularizada”.

“Fazer da Igreja a casa e a escola da comunhão é o desafio que temos os cristãos e queremos ser fiéis ao desígnio d eDeus e responder à esperança do mundo. Assim nos propôs João Paulo II no início deste novo milênio”, acrescentou Dom Martínez Sistach.

“Meu novo serviço eclesial na Igreja irmã de Barcelona não pode nos separar. Eu me coloco ao amparo de vossas preces e vos terei sempre presente nas minhas”, disse ao  concluir sua homilia. “As portas do meu coração sempre estiveram bem abertas e sempre estarão para todos vós” disse emocionado o  Prelado.

Dom Lluís Martínez Sistach sucederá o Cardeal Ricard Maria Carles na arquidiocese de Barcelona no próximo domingo.