Há um século, a Companhia de Jesus (jesuítas) fundou a Canisius Drukkerij, hoje Kanisius, a primeira editora católica da Indonésia.

O primeiro livro que a Kanisius imprimiu em javanês era sobre são Francisco Xavier, missionário jesuíta que evangelizou a Índia e o Japão e é o santo padroeiro das missões estrangeiras. O exemplar "foi escrito por um autor anônimo que assinava como 'ADMG'", disse Asia News, agência católica de notícias da Ásia.

Ao longo de sua história, a editora publicou textos de teologia e filosofia que contribuíram e lançaram as bases para a evangelização na Indonésia, e o primeiro missal em javanês, impresso em 1928. A Kanisius também foi encarregada de imprimir as primeiras notas de dinheiro de curso legal da Indonésia.

A importância da editora Canisius para a Igreja na Indonésia foi reconhecida pelo papa Pio XI, que lhe deu sua bênção especial em 1928 e falou sobre como a missão da editora é essencial para o país.

“Digam a todas as Índias Orientais que a página impressa sempre foi um dos meios mais eficazes e um dos instrumentos mais poderosos para realizar nossa missão pastoral”, disse o papa.

Falando a AsiaNews, o padre Paulus Widiantoro disse que Canisius começou a oferecer serviços em 1918, por iniciativa dos jesuítas holandeses de Muntilan. Segundo o site da editora, a empresa contava só com "três funcionários que tinham só duas máquinas de escrever simples".

Quatro anos depois, em 26 de janeiro de 1922, quando a editora tinha apenas quatro funcionários: “irmão Bellinus e seus três assistentes”, e sob a responsabilidade do padre Hoeberechts, “fundou-se juridicamente a Canisius Drukkerij (Printing Company)”, disse o padre Widiantoro.

Durante a Segunda Guerra Mundial, com a Indonésia invadida pelo Japão, o governador japonês prendeu o padre Bellinus e interrompeu o trabalho de Canisius.

No final da ocupação japonesa, o novo governo indonésio devolveu a editora ao padre Adrianus Djajasepoetra, que mais tarde foi bispo de Jacarta de 1953 a 1970.

Em 1968, a editora mudou seu nome para Kanisius, mas continuou a publicar textos essenciais para a Igreja Católica e a cultura na Indonésia, como o primeiro dicionário latim-indonésio e o livro A Filosofia dos Seres Humanos, do jesuíta e filósofo indonésio, padre Nicolaus Drijarkara.

Atualmente, a editora Kanisius é dirigida pelo padre Azismardopo Subrotoe e está sediada em Yogyakarta, Java central, Indonésia.

No marco de seu aniversário, a editora apresentou um novo logotipo com o lema: Dreams and Works Colouring Indonesia (Sonhos e Obras que Colorem a Indonésia).

Hoje a editora tem um site próprio na internet, por meio do qual oferece a venda on-line de livros.

Confira também: