A estiagem que atinge o Rio Grande do Sul levou diversos municípios a decretar estado de emergência nos últimos dias e tem afetado famílias que dependem da agricultura. Para superar os efeitos da falta de chuva, fiéis recorrem à fé e, seguindo uma tradição centenária, pedem a intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio, na romaria votiva do santuário de Farroupilha (RS), que começa hoje.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 335 municípios gaúchos decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Esta falta de chuva é associada ao fenômeno climático La Niña, que causa pouca chuva e temperaturas elevadas no sul do Brasil. Tudo isso afeta o cultivo de uva, milho, soja, feijão, tomate, morango, entre outros. “Já estamos começando a decidir qual área vamos irrigar, e qual vamos deixar secar. Moramos em um lugar em que a água é bastante difícil, a gente precisaria se preparar melhor, mas temos pouca reserva”, disse ao site do santuário de Farroupilha o agricultor José Pasa, de 79 anos.

Diante desse cenário, católicos da região contam com a fé e religiosidade para superar este momento, participando da 122ª Romaria Votiva de Nossa de Caravaggio. O surgimento dessa romaria remonta ao final de século XIX, quando Farroupilha e região enfrentavam uma grande estiagem e não chovia há seis meses. Em 2 de fevereiro de 1899, agricultores de várias comunidades vizinhas se dirigiram ao santuário de Caravaggio a pé em uma caminhada de oração e penitência para suplicar a intercessão de Nossa Senhora para que voltasse a chover. No mesmo dia, caiu uma chuva torrencial, recebida pelos fiéis como uma graça. Por isso, o padre e os paroquianos emitiram o voto de realizar anualmente uma festa, em fevereiro, em agradecimento à Virgem Maria. Desde então, é celebrada a Romaria Votiva.

O agricultor José Pasa recordou que há três gerações sua família participa da romari. Segundo ele, sua avó era criança quando aconteceu o “milagre da chuva de 2 de fevereiro” de 1899 e passou essa  tradição para os descendentes. “Era uma criança, mas lembrava. Ela nos contou e o relato dela a gente tem bem guardado”, disse.

Neste ano, a 122ª Romaria Votiva de Nossa de Caravaggio tem como tema “Viver a vocação de guardiões da obra de Deus” e conta com a participação de moradores dos municípios gaúchos de Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul e Farroupilha. A partir de hoje até o dia 1º de fevereiro, serão celebradas missas diárias no santuário, às 20h. No dia 2 de fevereiro, haverá missa às 8h, 9h30, 15h e 17h e a oração do terço às 18h. Além disso, após a missa das 9h30 será realizada a bênção às máquinas agrícolas.

Confira também: