No próximo domingo, 23 de janeiro, a Igreja no mundo celebra o Domingo da Palavra de Deus. Mas, no Brasil, o dia da Bíblia continua sendo o último domingo de setembro.

Atendendo a consulta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Santa Sé autorizou que se mantenha a data tradicional no Brasil.

O Domingo da Palavra de Deus foi estabelecido pelo papa Francisco através do motu proprio Aperuit illis e é celebrado no terceiro domingo do tempo comum. Mas, a igreja no Brasil celebra em setembro o mês da Bíblia, por ocasião do dia de são Jerônimo, 30 de setembro. Este santo traduziu a Bíblia para o latim. No Brasil, o último domingo de setembro é considerado o Dia da Bíblia.

Por isso, durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, em 2021, foi aprovado o envio de um pedido à Santa Sé para que, o Brasil, esta celebração fosse mantida em setembro.

Segundo a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Mariana Aparecida Venâncio, ainda será recordada no Brasil “a Palavra de Deus no terceiro domingo do tempo comum, como maneira de reafirmar nossa comunhão com o papa Francisco e com a Igreja do mundo inteiro”.  Mas, “a ênfase nas celebrações e os subsídios oferecidos [pela comissão da CNBB] permanecem em setembro, que já é, tradicionalmente, o mês da Bíblia, celebrado com grande entusiasmo no Brasil há mais de 50 anos”, disse.

Confira também: