A Santa Sé informou que, pelo segundo ano consecutivo, o papa Francisco e os superiores da Cúria Romana não farão os tradicionais exercícios espirituais da Quaresma juntos este ano por medo da pandemia de covid-19.

O papa convidou os cardeais residentes em Roma, os chefes dos dicastérios da Santa Sé e os superiores da Cúria “a fazerem seus próprios exercícios espirituais, retirando-se em oração, da tarde de domingo, 6, a sexta-feira, dia 11 de março”, segundo a sala de imprensa da Santa Sé.

Francisco fará o retiro na Casa Santa Marta e cancelará todos os compromissos da semana, inclusive a Audiência Geral de quarta-feira, 9 de março.

Desde 2014, o papa Francisco faz exercícios espirituais quaresmais junto com os superiores da Cúria Romana fora do Vaticano, e vai para a "Casa do Divino Mestre", na cidade de Ariccia, a 45 km de Roma.

A "Casa Divino Mestre" é propriedade da Congregação da Sociedade de São Paulo. É um lugar reservado e silencioso.

Em 2020, Francisco anunciou no último momento que não compareceria aos exercícios espirituais com a Cúria Romana devido a um resfriado.

Em 2021, o papa Francisco deu aos superiores da Cúria Romana um livro escrito por um monge do século XVII como presente para realizar pessoalmente alguns dias de retiro.

Trata-se do livro “Abbi a cuore il Signore” (“Tenha o Senhor em seu coração”) que é um manuscrito do século XVII escrito por um monge cisterciense anônimo conhecido como o “Mestre de São Bartolo”.

O volume foi enviado aos cardeais residentes em Roma, aos chefes dos dicastérios vaticanos e aos superiores da Cúria Romana, junto com uma carta do papa convidando cada um a realizar os exercícios espirituais onde for mais conveniente para eles.

“Este ano não teremos a graça de poder contar com um pregador de exercícios” porque “a situação atual impede a aglomeração de pessoas, por isso não poderemos ir juntos à casa de exercícios”, escreveu Francisco em 2021.

Confira também: