Foram libertados no Haiti um salesiano e o motorista que estava com ele. Que tinham sido sequestrados no dia 31 de dezembro quando iam a uma região afetada pelo terremoto de agosto de 2021.

“Os dois estavam fazendo viagem de exploração, dado que no dia 22 de dezembro um grupo de caminhões organizado pelos salesianos foi obrigado a voltar devido a um tiroteio na estrada. Desde então, havia sido impossível se locomover por causa da insegurança”, disse Vatican News, o serviço de informações da Santa Sé. “Depois do sequestro, em 23 de dezembro, de um salesiano membro do Conselho Inspetorial, libertado quatro horas depois, o novo caso do ano passado suscitou temores de um desenvolvimento mais dramático, já que as negociações para a libertação pareciam mais complicadas”.

Segundo o site salesiano missionidonbosco.org, o Haiti está nas mãos de gangues armadas. A situação política é crítica desde 1º de janeiro com a tentativa de assassinato do primeiro-ministro, Ariel Henry, seis meses depois do assassinato do presidente Jovenel Moise.

Segundo Vatican News, "a situação da ordem pública está fora de controle, como se vê nos testemunhos” recolhidos no Haiti.

O terremoto de 14 de agosto de 2021 deixou aproximadamente mais de 2,2 mil mortos e danificou cerca de 50 mil casas. Em Les Cayes, o lugar mais afetado no sul do país, os salesianos levaram diversos tipos de ajuda.

“Há muitos casos com consequências mortais também para os jovens, já fragilizados pela desnutrição e pela vida nas ruas. Neste contexto, 350 migrantes irregulares foram repatriados nestes dias dos EUA, incluindo 112 menores”, disse Vatican News.

Em sua mensagem de Natal de 2021, a Conferência Episcopal do Haiti exortou a comunidade internacional e os políticos locais a ajudá-los a acabar com a crise política, econômica e social generalizada que afeta o país.

“Como pastores, não podemos ficar indiferentes aos trágicos acontecimentos dos últimos meses”, disseram então os bispos.

Confira também: