No início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, padre Antonio María Domenech Guillén, da diocese espanhola de Cuenca, propôs incluir a Virgem Maria para alcançar "um ecumenismo eficaz".

Num vídeo publicado em seu canal no YouTube, padre Domenech Guillén destacou que “há muitos processos ecumênicos que fracassaram” e lamentou que “estamos há 50 anos buscando um ecumenismo real que não aconteceu”.

 

Diante dessa situação, o padre espanhol questionou: “E não será melhor que em vez de tirar a Santíssima Virgem desses processos para que ninguém se ofenda, para que tenhamos mais coisas em comum, o que deveríamos fazer é colocá-la?”

Depois de recordar que no início da Bíblia, Deus anuncia que a Virgem pisará na cabeça da serpente, e que graças a Maria Santíssima "Deus se fez homem", padre Domenech Guillén destacou que "também ao pé da Cruz, Jesus dá-a a todos nós como mãe em João, quando lhe diz ‘eis aí tua mãe’”.

"Ou inclusive, podemos pensar que esse ‘por fim, o meu Imaculado Coração triunfará', que diz em Fátima, poderia ser uma antecipação do que será o reino social de Cristo nas famílias, nas cidades, nas leis, nas escolas, nos corações”, continuou.

Para o padre espanhol, se o ecumenismo fosse confiado à Virgem, seria possível realizar “mais rápido este desejo do Senhor de que ‘todos sejam um, como Tu, Pai, e eu somos um’”.

Os cristãos podem ser “um só rebanho com um só pastor, mas não deixando a Virgem Maria à margem, mas colocando-nos todos sob o seu manto”, disse o padre.

"Talvez seja o caminho", disse ele, pedindo ao final que Santa Maria "interceda por todos nós".

Confira também: