Na manhã de ontem um desconhecido profanou o Santuário Nacional Santo Cristo de Esquipulas de Costa Rica, causando estragos, na tentativa de roubo do dinheiro do cofre da coleta.

A diocese de Tilarán-Libéria lamentou que o templo localizado em Santa Cruz, Guacaste, tenha sido "invadido", "depois de alguns dias de extraordinária beleza em torno da celebração de nosso Santo Cristo de Esquipulas”. Em nota divulgada no domingo, 16 de janeiro, a diocese diz que “a urna da imagem do 'Negrito' apareceu quebrada e jogada no chão do templo. O cofre da coleta também apareceu aberto”.

Apesar dos estragos, a diocese disse que a imagem do Santo Cristo de Esquipulas não foi danificada, já que quando terminam as atividades religiosas na igreja, a “imagem fica guardada em um lugar seguro”.

A diocese informou também que os vândalos não conseguiram levar dinheiro já que “os fundos que os nossos fiéis doam com tanta generosidade para ajudar o nosso trabalho de evangelização” também ficam guardados em lugar seguro.

Da mesma forma, disse que não praticaram atos de profanação diretos contra o Santíssimo Sacramento ou o altar, mas “estragaram a urna do santo padroeiro” e partes “do templo”.

“Compreendemos a intolerância ou aversão religiosa diante de algumas expressões de nossa fé e das angustiantes necessidades econômicas destes novos tempos e, embora jamais poderemos justificar esses atos, expressamos nosso amor irrestrito e perdão ao perpetrador deste ato com o evangelho na mão e no coração; ao mesmo tempo que o convidamos, como a todos os crentes, a uma revisão de vida e conversão”, comunicou a diocese.

Finalmente, informou-se que a diocese de Tilarán-Liberia fez uma denúncia para a polícia local “para que possa garantir o necessário ambiente de paz e segurança no qual todos desejamos viver”.

“Temos certeza de que estes acontecimentos nunca destruirão o fervor e a devoção com que o povo fiel coloca a sua confiança n’Aquele, a quem a imagem representa”, concluiu,

Confira também: