O bispo emérito da diocese de Xingu-Altamira (PA), dom Erwin Krautler, sofreu uma embolia pulmonar e está hospitalizado na Áustria. Segundo a diocese paraense, o bispo passava férias em sua terra natal quando precisou ser internado.

“Pedimos orações pela recuperação de nosso bispo emérito”, diz nota assinada pelo bispo de Xingu-Altamira, dom João Muniz.

Dom Erwin Krautler, de 82 anos, é austríaco, missionário da Congregação do Preciosíssimo Sangue. Chegou ao Brasil em 1965 e, em 1980, foi nomeado bispo coadjutor da Prelazia do Xingu. Em 2 de setembro de 1981, foi nomeado bispo prelado do Xingu, função que exerceu até 2015. Também atuou como presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e é presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil).

Em 2019, participou da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, o Sínodo da Amazônia, no Vaticano. Na ocasião, defendeu a ordenação de diaconisas e de homens casados de provada virtude, os chamados viri probati.

Respondendo sobre a ordenação dos viri probati, dom Krautler disse que, no caso da Amazônia, “não há outra possibilidade”, pois “os povos indígenas não entendem o celibato”. Recordou ainda que ele propôs o tema da ordenação de homens casados ao papa Francisco em 2014 e que, naquela oportunidade, também falaram sobre a degradação da Amazônia.

Confira também: