O Papa Bento XVI nomeou o sacerdote espanhol Santiago María De la Rasilla Domínguez, S.I., novo Vigário Apostólico de Jaén, no norte do Peru.

Ao novo Prelado de 69 anos, desde 2004 e até agora superior da Casa São Pedro em Lima, o Santo Padre atribuiu a sede titular episcopal de Voncaria.

Dom. De la Rasilla nasceu em Madri em 1936 e entrou para a Companhia de Jesus aos 17 anos. Estudou Filosofia na Universidade de Alcalá de Henares (Madri) e obteve a licenciatura em Filosofia e Teologia em Granada. Entre 1976 e 1977 realizou estudos de Pastoral no Instituto Paulo VI da Universidade da Salamanca.

Depois de ser ordenado sacerdote, em 14 de julho de 1967 em Madri, foi transferido para o Peru, onde em 1973 professou os votos perpétuos.

O novo Vigário Apostólico foi conselheiro espiritual e professor no Colégio Santo Ignácio; conselheiro dos Cursilhos e do Movimento Familiar Cristão; pároco da igreja de São Pedro em Lima e membro do Conselho de Consultores e Presbíteros da Diocese da Tacna; membro do grupo promotor do "Movimento por um mundo melhor"; superior da Casa Provincial de São Francisco de Borja, na capital peruana.

O Vicariato Apostólico, que limita ao norte com o Equador, tem uma superfície de mais de 32 mil quilômetros quadrados e uma população superior aos 450 mil habitantes, dos quais 380 mil se professam católicos. Para a atenção pastoral da jurisdição eclesiástica, Dom. De la Rasilla contará com 31 sacerdotes e 139 religiosos.