Alegando ser firmemente a favor do aborto, um restaurante de Washington, D.C., EUA, cancelou a reserva de um grupo pró-vida para seu café da manhã anual antes da 49ª Marcha pela Vida, em 21 de janeiro.

O grupo, Democratas pela Vida da América (DFLA na sigla em inglês), programou o evento numa loja da Busboys and Poets, rede de restaurantes-livrarias. DFLA foi fundada em 1999 para promover uma plataforma pró-vida no Partido Democrata e apoiar legislação que promova o respeito por toda a vida humana.

“Quando nossa equipe soube da natureza do evento em questão, foi tomada a decisão de cancelá-lo e reembolsar todos os depósitos ao organizador do evento”, disse uma porta-voz da Busboys and Poets à CNA, agência em inglês do grupo ACI.

A rede “se mantém firme na crença de que as mulheres têm o direito de tomar suas próprias decisões de saúde reprodutiva”, disse ela.

“Ao mesmo tempo em que aceitamos conversas de indivíduos que expressam diferentes pontos de vista e nos orgulhamos de ser um local para conversas respeitosas entre diversos grupos, também somos um espaço seguro”, continuou a porta-voz. “Como tal, não podemos aceitar conscientemente eventos destinados a financiar uma agenda que os membros de nossa comunidade acreditam estar passando por cima dos direitos dos outros.”

As diretrizes de eventos que a rede lista em seu site não mencionam restrições aos eventos devido à sua natureza ou conteúdo.

A cadeia avisou a DFLA do cancelamento em 11 de janeiro.

“O objetivo principal do café da manhã é nos reunir como um grupo com alguns de nossos colegas Democratas da Vida Inteira (doadores, apoiadores e candidatos que apoiamos) antes de ir para a rua lutar pelos direitos das crianças no útero”, disse Jess Meeth, diretora nacional de comunicações da organização à CNA, referindo-se ao compromisso do grupo de ser pró-vida para “toda” a vida humana, em todas as etapas e toda sua extensão, da concepção à morte natural.

Segundo um comunicado de imprensa da DFLA, Busboys and Poets disse que o cancelamento ocorreu porque seus convidados “falaram sobre a natureza e o teor do evento”. Meeth disse à CNA que não tinha certeza de como os convidados do restaurante descobriram sobre o evento privado ou quem eles eram.

A decisão de Busboys and Poets se deu depois que Kristen Day, diretora executiva da DFLA, conversou com um gerente de restaurante.

“O diretor de bufê mencionou que Planned Parenthood realiza eventos no local, o que eu não achei relevante para a conversa”, disse Day. “Claramente, Busboys and Poets cederam à pressão em vez de cumprir o contrato que assinamos,” disse o comunicado da DFLA.

“Os americanos pró-vida devem se preocupar com esse cancelamento, independentemente de seu partido político”, disse Meeth à CNA. “O aborto é uma questão de direitos humanos que não pode ser confinada a um partido político. Precisamos de apoio bipartidário e esforços bipartidários de conservadores, liberais e todos no meio.”

“Os americanos como um todo devem se preocupar com esse cancelamento também”, continuou ela. “Queremos um país enraizado na inclusão e na diversidade. A inclusão e a diversidade não podem ser alcançadas se evitarmos e excluirmos indivíduos ou grupos por causa de origens políticas, crenças e ideais”.

Confira também: