A Secretária de Estado, Condoleeza Rice, apresentou o Relatório Internacional de Liberdade Religiosa 2005, que menciona os países onde não se respeita a liberdade religiosa nem os direitos humanos. A relação inclui China e Vietã.

Segundo o congressista republicano de New Jersey e chefe do Comitê para a África, Direitos humanos Globais e Operações Internacionais, Chris Smith, "ao considerar os países onde se viola sistematicamente o direito à liberdade religiosa, sem importar se for uma nação amiga ou não, podemos começar a desenvolver soluções que garantirão esse direito para todas as pessoas de acordo ao estabelecido na Declaração Universal de Direitos humanos".

Smith, encarregado pela administração Bush para a elaboração do relatório, destacou que o Vietnã assinou um "acordo vinculante" no ano passado para melhorar a liberdade religiosa. "Mas, depois disso, a situação no país não fez mais que piorar", afirmou.

Do mesmo modo, manifestou que confia que o Presidente George W. Bush abordará o tema durante suas reuniões com o Governo chinês, que "ainda prende e persegue os membros das Igrejas ‘não oficiais’, incluindo católicos, protestantes e membros do Falun Gong. Esta é a sétima vez consecutiva que a China foi mencionada neste Relatório, mas a perseguição se intensificou".

"Apesar das esperanças postas no comércio com a China para gerar algo de respeito pelos direitos humanos e as liberdades fundamentais, o único que acaba contando é que a ditadura chinesa oprime, tortura e maltrata dez milhões de seus próprios cidadãos", explicou o congressista.

Outros países incluídos nesta lista são a Rússia, Bielorússia, Turcomenistão, Uzbequistão, Índia, Paquistão, Sri Lanka, Laos e Cuba.