Uma paróquia na Inglaterra pediu aos católicos que não comparecessem à missa se não forem vacinados e/ou não usarem máscara. A Paróquia da Sagrada Família, East Nottingham, no centro da Inglaterra, fez o pedido em um boletim informativo de 26 de dezembro.

Sob o título "Mantendo-se seguro", a paróquia pediu aos frequentadores da missa que usem desinfetante para as mãos e cubram o rosto quando frequentarem alguma das três igrejas da paróquia.

“Se você não está vacinado e/ou não vai usar máscara, por favor, não venha à missa”, dizia o boletim.

A paróquia tinha feito o mesmo pedido em seus boletins de 19 de dezembro e no dia de Natal, mas não em seu último boletim de 2 de janeiro.

A política foi criticada nas redes sociais. Um padre criticou-a como “escandalosa, sinistra e anticristã”.

Respondendo se o bispo local, Patrick McKinney, apoiava a posição da paróquia, um porta-voz da diocese de Nottingham disse que a situação de vacinação não deveria ser uma “barreira” para os católicos que comparecem à missa.

“A lei declara que as máscaras são obrigatórias durante a missa, a menos que você esteja isento e confiamos em todas as nossas paróquias para garantir que este requisito legal seja implementado com caridade e cortesia”, disse o porta-voz em 4 de janeiro.

“Embora muitos na Igreja Católica na Inglaterra e no País de Gales tenham encorajado os fiéis a tomar a vacina contra covid-19 para sua própria proteção e para a proteção de outras pessoas, essa escolha é, em última análise, uma questão de consciência individual. A decisão de recusar a vacina não deve ser uma barreira para receber os sacramentos ou assistir à missa.”

A paróquia, recentemente constituída com a fusão das paróquias de Santo Agostinho, Nossa Senhora e Santo Eduardo e do Sagrado Coração, dá máscaras aos fiéis e não verifica o estado de vacinação das pessoas que frequentam a Missa.

A coordenadora da comunidade paroquial, Diane Williams, disse à CNA, agêcia em inglês do grupo ACI, em 4 de janeiro que o pedido tinha como objetivo proteger os membros da comunidade de infecções e hospitalização.

“Estamos tentando ao máximo proteger nossa comunidade de internações hospitalares, especialmente de idosos e vulneráveis, e nosso sobrecarregado NHS em uma cidade onde as taxas de vacinação são uma das mais baixas do país”, disse ela por e-mail.

Ela citou dados do governo que mostram que, na área de Nottingham, 36,4% das pessoas com 12 anos ou mais tomaram um reforço ou terceira dose da vacina. Em algumas áreas da Inglaterra, a taxa chega a 70%.

Ainda assim, a variante ômicron está se espalhando rapidamente no país, mesmo entre aqueles totalmente vacinados.

Estima-se que uma em cada 15 pessoas na Inglaterra foi diagnosticada com o coronavírus na última semana de 2021. O governo até agora descartou outro bloqueio nacional.

Confira também: