Nesta quarta-feira, 5 de janeiro, morreu aos 96 anos o cardeal Francisco Álvarez Martínez, arcebispo emérito de Toledo e primaz da Espanha, depois de um longo tempo de doença. O papa Francisco expressou o seu pesar pela morte através de um telegrama enviado ao atual arcebispo de Toledo, dom Francisco Chaves Cerro.

“Ao receber a notícia da morte do cardeal Francisco Álvarez Martínez, arcebispo emérito de Toledo, expresso a vossa excelência o meu sentimento de pesar”, disse o papa no telegrama.

No texto assinado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o papa pede a dom Cerro que “tenha a bondade de transmiti-lo também aos familiares do defunto bispo e a todos que fazem parte dessa comunidade eclesial”.

O cardeal Álvarez Martínez, que foi arcebispo de Toledo e primaz da Espanha até 2002, morreu às 6h45, hora local, em um hospital em Madri, após um longo período de doença.

Na nota enviada a dom Cerro, o papa recorda “este abnegado pastor que, durante anos e com fidelidade, entregou sua vida ao serviço de Deus e da Igreja”.

Por isso, ofereceu "sufrágios para o descanso eterno de sua alma, para que o Senhor Jesus lhe conceda a coroa de glória imperecível e como sinal da esperança cristã no Senhor ressuscitado, concedo a todos a Bênção Apostólica".

A arquidiocese de Toledo informou que o velório está acontecendo hoje de 9h às 21h na capela da Imaculada na sede da arquidiocese para que os fiéis possam se despedir do cardeal.

As exéquias serão na sexta-feira, 7 de janeiro, às 12h na catedral primaz de Toledo e serão presididas por dom Cerro Chaves.

Confira também: