“Muitos casais não têm filhos porque não querem, ou têm só um porque não querem outros, mas têm dois cães, dois gatos”, lamentou o papa Francisco na catequese de hoje, 5 de janeiro. “Pois é, cães e gatos ocupam o lugar dos filhos. Sim, faz rir, entendo, mas é a realidade. E esta negação da paternidade e da maternidade diminui-nos, cancela a nossa humanidade. E assim a civilização torna-se mais velha e sem humanidade, porque se perde a riqueza da paternidade e da maternidade. E a Pátria que não tem filhos sofre”.

O papa Francisco encorajou os casais a se abrirem à paternidade e à maternidade porque “são a plenitude da vida de uma pessoa”.

Diante de fiéis reunidos na Aula Paulo VI do Vaticano para a primeira Audiência Geral de 2022, o papa refletiu sobre são José como o pai de Jesus e lamentou novamente o inverno demográfico.

Além disso, improvisando na sua catequese, o papa contou que recentemente uma pessoa lhe disse com humor: “‘E agora quem pagará os impostos para a minha aposentadoria, já que não há filhos? Quem se ocupará de mim?’ Ria, mas é a verdade".

“Peço a São José a graça de despertar as consciências e pensar nisto: em ter filhos. A paternidade e a maternidade são a plenitude da vida de uma pessoa. Pensai nisto”, acrescentou o papa.

Em seguida o papa referiu-se à paternidade espiritual e à maternidade das pessoas consagradas e destacou também a generosidade das pessoas que adotam crianças e disse que “não devemos ter medo de escolher o caminho da adoção, de assumir o ‘risco’ do acolhimento”, pois “hoje, também, com a orfandade, existe um determinado egoísmo”.

“Quem vive no mundo e se casa, deve pensar em ter filhos, em dar a vida, pois serão eles que lhes fecharão os olhos, que pensarão no seu futuro. E também, se não podeis ter filhos, pensai na adoção. É um risco, sim: ter um filho é sempre um risco, quer natural quer adotivo. Mas pior é não os ter, é negar a paternidade, negar a maternidade, tanto a real como a espiritual. A um homem e a uma mulher que voluntariamente não desenvolvem o sentido da paternidade e da maternidade, falta algo principal, importante. Pensai nisto, por favor”, concluiu o papa.

Confira também: