Em sua terceira nomeação do ano de 2022, o papa Francisco nomeou o cardeal Louis Raphael Sako, patriarca da Babilônia dos Caldeus, Iraque, membro do Conselho de Economia da Santa Sé.

A nomeação do cardeal de 73 anos foi anunciada na terça-feira, 4 de janeiro, pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O Conselho de Economia tem por missão supervisionar a gestão econômica e fiscalizar as estruturas e atividades administrativas e financeiras dos dicastérios da Cúria Romana, das instituições relacionadas com a Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano.

O cardeal Sako foi uma das principais figuras iraquianas durante a viagem do papa Francisco ao Iraque em março de 2021.

No final da missa presidida pelo papa na catedral de São José de Bagdá, celebrada em rito caldeu, um dos ritos orientais da Igreja Católica, o cardeal agradeceu ao papa pela visita e disse que espera que ajude “os iraquianos a superar o passado doloroso, com vista à reconciliação nacional, à cura das feridas”.

Nos últimos anos, o Iraque foi um dos países do Oriente Médio que mais sofreu com a perseguição do Estado Islâmico contra os cristãos.

No final da missa de março passado, o cardeal Sako destacou que a presença como "cristãos no Iraque e no Oriente não é por acaso nem por emigrar, mas por um plano divino" porque "temos uma vocação e uma missão a que não podemos renunciar, apesar das dificuldades”.

Louis Raphael Sako nasceu em 4 de julho de 1948. Foi ordenado sacerdote em 1 de junho de 1974, aos 25 anos.

O sínodo dos bispos local o nomeou arcebispo de Kirkuk em 24 de outubro de 2002, eleição que foi confirmada pelo papa são João Paulo II em 27 de setembro de 2003.

Nas Igrejas Católicas de Rito Oriental, são os bispos locais que elegem os novos bispos, e eles aguardam a confirmação do papa.

Ele recebeu a consagração episcopal em 14 de novembro de 2003.

Em 31 de janeiro de 2013, foi eleito patriarca da Babilônia dos Caldeus e arcebispo de Bagdá, nomeação que foi confirmada pelo papa Bento XVI em 1º de fevereiro do mesmo ano.

O papa Francisco o criou cardeal no consistório de 28 de junho de 2018, véspera da solenidade de São Pedro e São Paulo.

Confira também: