“Desenvolver um sentido positivo de si mesmo e experimentar relações pacíficas com os demais, incluindo os de diferentes tradições culturais e religiosas”, é o objetivo do ensino da religião católica nas escolas, segundo a Conferência Episcopal Italiana (CEI). A presidência da Conferência Episcopal Italiana (CEI) publicou no dia 3 de janeiro uma mensagem para comunicar aos estudantes e aos pais a importância do estudo da religião na escola. Na Itália, a disciplina é opcional nas escolas do governo e em algumas particulares, e só faz parte do currículo das escolas particulares católicas.

Na carta, assinada em 17 de dezembro, mas divulgada ontem, a CEI incentiva os estudantes a escolher a matéria ensino da religião católica (conhecida pela sigla IRC, de Insegnamento della religione cattolica) porque “por sua natureza, fomenta o diálogo e a comparação entre pessoas e experiências diferentes”.

“Acreditamos que o valor do diálogo pacífico e autêntico com todo o mundo deve ser um objetivo importante que devemos alcançar juntos”, diz a mensagem da CEI.

A carta destaca que “no atual contexto multicultural, por meio desta proposta se promove a participação dos alunos em um diálogo autêntico e construtivo, educando-os a exercer sua liberdade na perspectiva da justiça e da paz”.

A presidência da CEI cita o discurso do papa Francisco por ocasião do encontro com representantes de diversas religiões, sobre o tema “Religiões e Educação: Rumo a um Pacto Global pela Educação”.

“As religiões sempre tiveram uma relação estreita com a educação, acompanhando as atividades religiosas com as educativas, escolares e acadêmicas. Como no passado, também hoje queremos, com a sabedoria e a humanidade das nossas tradições religiosas, ser estímulo para uma renovada ação educativa que possa fazer crescer no mundo a fraternidade universal”, disse o papa na ocasião.

Da mesma forma, Francisco destacou na ocasião, junto com outros líderes religiosos, que “a educação nos compromete a não usar jamais o nome de Deus para justificar a violência e o ódio contra outras tradições religiosas, a condenar toda a forma de fanatismo e fundamentalismo”.

Para a CEI, “aproveitar as oportunidades oferecidas pelo ensino da religião católica nas escolas também permite encontrar professores qualificados profissionalmente e testemunhas credíveis de um autêntico compromisso educativo, dispostos a captar as questões mais sinceras de cada aluno e estudante e acompanhar cada um no seu caminho de crescimento pessoal e autônomo”.

“Esperamos que possam receber generosamente esta oportunidade de crescimento, para que possamos iniciar ou continuar um frutífero diálogo educativo entre vocês e os seus professores”, concluiu a mensagem.

Confira também: