Um estudo realizado por anglicanos e católicos revelou que cada vez são mais os protestantes que descobrem a devoção a Maria, e consideram a Mãe de Deus como uma figura importante para todas as confissões cristãs.

James Lyon, pastor da igreja episcopal O Bom Pastor de Columbia, declarou ao jornal The State da Carolina do Sul que "a nova postura (dos evangélicos) é que não há nada de mau em uma devoção apropriada. A chave está em ter presente que Maria pode ser vista como alguém que conduz a seu Filho, Jesus Cristo".

"Maria é uma intercessora do povo de Deus, um modelo de submissão e obediência à vontade de Deus para todos os cristãos", acrescentou Lyon, que reza o terço com um grupo que assiste à igreja católica St. Joseph.

O relatório também destacou que mais protestantes, particularmente metodistas unidos e episcopalianos, estão oferecendo estudos bíblicos sobre a obediência da Maria a Deus e seu valioso exemplo para todos, em especial para as mulheres.

Betsy Biega, de uma igreja episcopaliana da Columbia, declarou ao The State que "o que atrai as mulheres é a necessidade de entender o significado de nossa mãe Maria como a filha que disse ‘sim’ a Deus".