“Reinar é servir”, disse o arcebispo de La Serena, dom René Rebolledo durante as celebrações dos 120 anos da coroação de Nossa Senhora do Rosário de Andacollo, no Chile, no domingo, 26 de dezembro. “O que significa a Virgem coroada? Que ela reina, mas não nos enganemos: na Bíblia reinar é servir”, disse do Rebolledo em sua homilia. “Cristo Rei significa Cristo serve até na Cruz”. Que a Virgem depois de 120 anos seja novamente coroada significa que “Ela reina e que Ela serve”, afirmou o arcebispo.

As comemorações começaram dentro do santuário com a apresentação de danças religiosas, depois a imagem foi colocada no andor e levada para o lado de fora do templo onde continuaram as homenagens a Nossa Senhora com a participação de centenas de peregrinos.

Em seguida, dom René Rebolledo celebrou a missa em honra à Virgem de Andacollo.

Na homilia, dom Rebolledo pediu aos fiéis que rezem com gratidão pela Sagrada Família e destacou a atitude de serviço e abertura da Virgem Maria, de são José e de Jesus para aceitar a vontade do Pai.

A Virgem de Andacollo “nos recordará sempre Jesus Cristo, a luz do mundo, a esperança”, disse o arcebispo, para quem a recordação da coroação da Virgem de Andacollo “é uma ocasião privilegiada para animar novamente na esperança”.

“Ela, como boa Mãe, não tira os olhos de nenhum de nós. Ela está atenta a cada um de nós e a cada um dos nossos desejos e procura sempre realizá-los”.

“Ela quer nos ajudar, Ela quer nos mostrar sua proximidade, Ela quer caminhar ao nosso lado nesses dias complexos e ela quer encorajar a nossa fé. É Ela quem dá o primeiro passo e devemos abrir os braços para acolher a sua bênção”, concluiu.

Durante a missa, a família Galleguillos Monroy, da cidade de Paihuano, entregou as duas coroas originais com as quais o delegado papal e bispo em 1901, dom Florencio Fontecilla, coroou a imagem mariana por autoridade do papa Leão XIII.

O reitor do santuário, padre Adam Bartyzol, colocou a pequena coroa na cabeça do Menino Jesus. “Estamos unidos na oração familiar, agradecendo ao nosso Salvador por nossa Mãe e por que hoje Andacollo se converte em Belém, onde Deus se encontra com grande pobreza em nós, tanto espiritual como material, mas sobretudo aquela grande necessidade que temos de receber um abraço d’Ele, sua misericórdia e o seu perdão”, acrescentou.

Dom Rebolledo coroou a imagem da Virgem de Andacollo e disse: “Ela está entre nós como seu Filho, servindo, antes de tudo, a Ele, depois a todos nós”.

“Assim o manifestou no mistério da Anunciação, acompanhando também o seu Filho, desde a sua concepção até a sua morte de cruz. Ela também está perto de nós, discípulos de seu Filho, sempre com sentimentos de mãe e serva, intercedendo por todos”, acrescentou o arcebispo de La Serena.

Confira também: