Os membros do Instituto Religioso dos Salesianos de Dom Bosco (SBD) fazem uma campanha de ajuda para levar alimentos a centenas de famílias pobres de Uganda, no leste da África.

A ajuda é dada em parceria com o setor de desenvolvimento dos Salesianos dos EUA, Salesian Missions e com a organização de ajuda internacional Rise Against Hunger, que fornece alimentos e ajuda para salvar pessoas vulneráveis ​​em todo o mundo.

Os alimentos são enviados aos Centros Don Bosco Children and Life Mission (Don Bosco CALM) nas cidades de Bombo, Kamuli e Namugongo.

Em relatório de 7 de dezembro, um dos funcionários da SDB disse que "o apoio alimentar ajudou 300 famílias a ter uma nutrição melhor durante os cinco meses de quarentena devido à pandemia da covid-19".

A ajuda foi "particularmente importante" durante o pico da pandemia no ano passado, uma vez que "muitas famílias não tinham como ganhar nem sequer uma renda mínima para a alimentação durante este período", disse o funcionário.

Segundo a SDB, as doações enviadas pelos salesianos eram, por vezes, o único meio de alimentação dos beneficiários.

No relatório, o diretor da Escola Primária Dom Bosco e vice representante legal da SDB em Uganda, padre Elie Nyandwi, disse que em 2020, devido à pandemia, “pediram-nos para distribuir todos os alimentos de Rise Against Hunger para alimentar nossos beneficiários e suas famílias”.

“Cada família recebeu três caixas de alimentos ao longo do ano”, acrescentou.

O padre Nyandwi destacou a importância da missão dos salesianos de alimentar "as crianças pobres e suas famílias sempre que possível".

Elizabeth Anzoo, professora da educação infantil e ensino fundamental de Dom Bosco, disse que as doações enviadas junto com Rise Against Hunger “melhoraram muito o bem-estar das crianças de Don Bosco CALM e de outras comunidades Dom Bosco de Uganda".

Don Bosco CALM foi fundado em 2001 por um padre jesuíta e uma freira comboniana. Em 2006, a instituição passou a ser gerida por membros da SDB.

Em seu site, CALM afirma que são “membros da Congregação Salesiana da Inspetoria dos Grandes Lagos da África (AGL), que abrange os países de Uganda, Ruanda e Burundi”.

A organização ainda se descreve como “uma rede para o empoderamento e a educação das crianças”.

A missão de Don Bosco CALM é resgatar, reabilitar e reintegrar crianças de rua “através da oferta de educação, necessidades básicas e atividades socioculturais para um futuro brilhante”.

Confira também: