A história da irmã Catherine Wybourne viralizou nas redes sociais. Ela é monja beneditina de clausura que sabe aproveitar o potencial que a internet oferece para evangelizar.

Irmã Catherine Wybourne não é uma freira de clausura convencional. Ela é conhecida mundialmente como “Digital Nun”, a freira digital, por causa de seus 26,8 mil seguidores no Twitter, onde se descreve como uma "freira interessada em Deus, livros e tecnologia".

A monja vive no Mosteiro da Santíssima Trindade em Wormbridge, condado de Herefordshire, Inglaterra, de onde ela evangeliza pessoas de mais de 120 países do mundo.

"Os dias em que as pessoas simplesmente batiam na porta de um mosteiro acabaram, provavelmente não totalmente, mas não é tão fácil", disse há uns anos a religiosa a Laura Lynch, apresentadora convidada da edição dominical do jornal britânico The Telegraph. “A internet é uma espécie de quarta parede com muitas janelas: venha ver o que temos para compartilhar”.

Antes de entrar na Abadia de Stanbrook aos 27 anos em 1981, a freira era uma bacharel em História da Universidade de Cambridge que se dedicava ao mundo das finanças em um banco. Curiosamente, disse ao Telegraph, foi em Stanbrook, Worcester, quando dirigia a editora dos beneditinos, que nasceu o seu amor pela tecnologia.  

Quando a freira decidiu fundar o Mosteiro da Santíssima Trindade em 2004, tinha a certeza de que o convento deveria marcar presença através dos meios virtuais. “Não só criamos nosso próprio site, mas tentamos dar um passo além, fazendo podcasts e vídeos”, disse ela.

Incluímos "elementos interativos como fóruns e capítulos [reuniões] online, numa época em que poucas pessoas na Igreja estavam interessadas nessas coisas", acrescentou ela.

A religiosa não gera conteúdo somente a partir do site dos beneditinos e de suas redes sociais pessoais Twitter, LinkedIn, Facebook, mas também organiza “retiros online” no mosteiro.

Ela disse que as pessoas costumam ir a essas reuniões virtuais de oração "quando não conseguem mais lidar com a vida". Por isso, ela sempre incentiva os líderes religiosos a descobrir "o que mantém as pessoas acordadas à noite" e a aprender como evangelizar on-line na era digital.

Além de levar Cristo através da virtualidade, para apoiar a missão do mosteiro, a religiosa oferece serviços de webdesign e aplicativos tecnológicos a diversos clientes externos. Todo esse trabalho é feito em seu quarto, onde também mora o cão do mosteiro, observou a CBC News.

Além disso, a irmã Catherine se dedica ao desenvolvimento de recursos digitais, como audiolivros para deficientes visuais.

“Estar enclausurada não significa que você tenha que ter uma mente fechada ou uma abordagem fechada para as coisas”, disse a irmã Catherine em entrevista ao The Telegraph. “Descrevemos a Internet como a quarta parede do nosso claustro e está aberta a todo o mundo”, concluiu.

Para a religiosa, a internet não é um substituto da adoração eucarística nas igrejas, mas um excelente recurso espiritual numa época em que muitas pessoas, por diferentes motivos, não vão a paróquias ou conventos como o seu, para buscar ajuda espiritual ou material.

Para os meios seculares, a “freira digital” transformou a internet em um “espaço sagrado”, pois ao invés de utilizá-la como uma espécie de “shopping center, parque de diversões e enciclopédia” como a maioria das pessoas, ou mesmo como um “universo escuro de vícios e perigos como o cyberbullying", ela o usa para sair ao encontro das pessoas que tanto precisam de Deus neste momento complicado.

Numa publicação recente, a freira contou que foi internada no Hospital Hereford por causa de uma infecção no peito e em seu blog disse que "do ponto de vista médico não se pode fazer mais nada" e que agora ela vai dedicar seu tempo no mosteiro para se preparar "para morrer".

Em resposta, uma usuária chamada Sibylle Batten comentou no Facebook:

“As publicações no seu blog me mantiveram estável quando grande parte da minha vida parecia se desintegrar. Você me ensinou muito sobre a amizade ‘digital’, sobre a graça e sobre perseverar com disciplina e amor quando as coisas ficam difíceis. Minhas orações estão com você no caminho que terá que enfrentar. Estou muito feliz que a internet nos conectou”, disse a usuária.

No blog, irmã Catherine pediu orações e anunciou que a comunicação em suas redes será limitada, por isso pediu a seus seguidores que não pedissem repetidas atualizações sobre sua situação, mas que esperassem a publicação do comunicado oficial em suas redes.

Confira também:

Mais em