Dom José Antonio Eguren, arcebispo de Piura e Tumbes, Peru, dedicou a sua homilia da festa da Sagrada Família a falar sobre a vocação e missão de são José, custódio de Jesus, de Maria e da Igreja e exemplo atual e concreto para todos os pais.

Dom Eguren disse que oferece esta reflexão por ocasião do Ano de São José, que foi convocado pelo papa Francisco de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021.

Para Eguren é importante “destacar a vocação e a missão de são José, pai legal de Jesus, especialmente nestes tempos em que a vocação paterna está muito desvalorizada e, além disso, são muitos os casos em que os pais não reconhecem os seus filhos, não contribuem para o seu sustento e não colaboram com a sua criação e educação”.

“Com o seu trabalho honesto e cansativo na carpintaria, são José soube dar tudo o que é necessário para o sustento do lar de Nazaré, isto é, da sua esposa Santa Maria e de Jesus”.

O arcebispo disse ainda que “como pai adotivo do Senhor, a são José foi confiada uma grande missão: educar Jesus e ser um modelo de quem o Senhor pudesse aprender a se formar em todas as coisas humanas”.

“Não é difícil imaginar são José alimentando Aquele que os fiéis comeriam depois como o pão que desceu do céu para a vida eterna. Também não é difícil vê-lo no lar de Nazaré dando banho, vestindo, e abraçando Jesus com ternura, assim como ajudando-o a dormir de noite”.

Todas as tarefas que um pai deve realizar em favor de seus filhos, “são José as desempenhou com grande amor e devoção em favor do Deus Menino como se fosse seu próprio filho. Por tudo isso, Jesus viu em são José a ternura de seu Pai Deus”.

"Quando Jesus começou a crescer, são José o ensinou a andar, a falar, a trabalhar e, o mais importante, a buscar seu Pai celestial em oração."

O bispo destacou também que “uma tarefa fundamental da vocação de são José é a proteção da Sagrada Família”.

“Com efeito, conduziu Santa Maria a Belém, foi encarregado pelo arcanjo são Gabriel a guardar o mistério da Encarnação, protegeu a Sagrada Família e especialmente o Menino Deus no início da Sua vida quando Herodes quis matá-lo, e ele foi procurar Jesus quando ele ficou no Templo no meio dos doutores da lei.”

Tudo isso significa que “sempre o vemos protegendo Jesus e sua Mãe, Santa Maria, de todo perigo”.

Esta missão de “protetor” e “defensor”, disse dom Eguren, “são José a preserva até hoje, protegendo a Igreja que hoje é 'atacada de todos os lados pelos seus inimigos e se vê oprimida por calamidades tão graves que parece que os ímpios fazem prevalecer sobre ela as portas do inferno’”.

“Se são José não tivesse aceitado a vontade de Deus e cumprido plenamente a sua missão de cuidar de Maria e de Jesus, o curso da história da salvação teria seguido um rumo drasticamente diferente”, destacou.

“São José mostra-nos então que a humildade e a obediência, cheias de fé e de amor, são as que permitem realizar os planos de salvação de Deus para o bem de todos.”

O arcebispo então exortou as pessoas a se perguntar: “Como está minha devoção a são José? Eu o busco como intercessor, apoio e guia nestes tempos difíceis? Como são José, estou aberto à vontade de Deus para a minha vida e a sigo com obediência, fidelidade e generosidade? Sinto a necessidade de proteger o Senhor e Maria na vida daqueles que foram confiados aos meus cuidados?”

"Defendo e protejo a fé dos mais humildes e pequenos, dos pobres e simples, para que o Maligno e o mundo não arranquem Cristo de seus corações?"

Dom Eguren pediu aos pais que se façam uma pergunta: “Sou como são José, o chefe da minha família? Diante dos perigos e desafios que minha casa pode enfrentar, tenho sua coragem criativa e sua fortaleza? Protejo com amor e dedicação o dom da minha esposa e dos meus filhos?”

O bispo pediu também recuperar “na vida da família cristã e da Igreja, a bela tradição das 'quartas-feiras dedicadas a são José', para rezar e prestar a ele um culto reverente e fervoroso”.

“Vamos sempre a José (Ite ad Joseph). Ele sempre cuidará de nós e nos protegerá de todo perigo e mal, e nos guiará até Jesus, porque se você quer estar perto de Cristo, hoje repetimos novamente, vai a José”, exortou. “São José é o mais amoroso dos pais e estará sempre ao seu lado, sempre atento, compreensivo e disposto a cuidar de você e ajudá-lo em tudo”.

Confira também:

Mais em