Antes de rezar o Ângelus neste domingo, 26 de dezembro, festa da Sagrada Família, o papa Francisco destacou que "para preservar a harmonia na família, é preciso combater a ditadura do eu" e nos encorajou a rezar todos os dias juntos.

Recordando a celebração da Sagrada Família de Nazaré, o papa destacou que “Deus escolheu uma família humilde e simples para vir entre nós” e destacou a importância da oração em família.

“E a cada dia, por favor, rezem um pouco juntos, se puderem façam um esforço, para pedir a Deus o dom da paz em família. E vamos todos nos comprometer - pais, filhos, Igreja, sociedade civil - a apoiar, defender e proteger a família, que é o nosso tesouro!”, convidou Francisco.

“Que a Virgem Maria, esposa de José e mãe de Jesus – pediu o papa - proteja as nossas famílias”.

Francisco também disse que é “perigoso quando, em vez de nos ouvirmos, jogamos os erros na cara; quando, em vez de termos gestos de cuidado para com os outros, nos fixamos em nossas necessidades; quando, em vez de dialogar, nos isolamos com o celular - é triste ver no almoço uma família, cada um com o seu celular, sem se falar, cada um fala com o celular -; quando nos acusamos mutuamente, sempre repetindo as mesmas frases, encenando uma comédia já vista onde cada um quer ter razão e no final impera um silêncio frio.”

Desta forma, o papa aconselhou que “à noite, depois de tudo, façam as pazes. Sempre. Nunca vá dormir sem antes ter feito as pazes, porque senão no dia seguinte haverá uma ‘guerra fria’. E esta é perigosa porque começará uma história de repreensões, uma história de ressentimentos”.

“Quantas vezes, infelizmente, entre as paredes de casa, dos silêncios muito longos e de egoísmos não tratados, nascem e crescem conflitos! Às vezes, chega-se até mesmo a violências físicas e morais. Isso dilacera a harmonia e mata a família”, lamentou.

Por isso, Francisco disse que “para preservar a harmonia na família, é preciso combater a ditadura do eu” e encorajou a passar “do 'eu' ao 'tu'" porque "o que deve ser mais importante na família é o ‘tu’”.

Além disso, o papa recordou que “a família é a história da qual viemos. Cada um de nós tem sua própria história, ninguém nasceu magicamente, com uma varinha mágica” e sugeriu “dar graças e rezar pelas nossas famílias”.

“Talvez não tenhamos nascido em uma família excepcional e sem problemas, mas é a nossa história, cada um de nós deve pensar: É a minha história -, são as nossas raízes: se as cortarmos, a vida torna-se árida. Deus não nos criou para sermos comandantes solitários, mas para caminharmos juntos”, afirmou.

Neste sentido, Francisco destacou que “a cada dia, em família, é preciso aprender a ouvir e a compreender-se, a caminhar juntos, a enfrentar os conflitos e as dificuldades. É o desafio diário, que é superado com a atitude correta, com as pequenas atenções, com gestos simples, cuidando os detalhes das nossas relações”.

“No Evangelho vemos que mesmo na Sagrada Família nem tudo vai bem: existem problemas inesperados, angústias, sofrimentos... Aprendamos isto: antes do eu existe o tu!”, concluiu Francisco.

Confira também: