Num vídeo que se tornou viral nas redes sociais, o padre Virgilio Salas aparece celebrando missa apesar dos ventos fortes do tufão Odette que atingiu a igreja do Imaculado Coração de Maria em Bohol, Filipinas, em 16 de dezembro.

Padre Salas disse à ABS-CBN News que pediu a todos que a missa, que estava sendo transmitida ao vivo, não parasse, apesar dos fortes ventos e da água que começou a entrar dentro da igreja. “Mesmo que haja um tufão, a fé continua”, destacou.

Entre 16 e 17 de dezembro, o tufão Rai, conhecido localmente como tufão Odette, atingiu o sul e o centro das Filipinas várias vezes, causando “inundações, deslizamentos de terra, tempestades e danos generalizados à agricultura e propriedades no valor de bilhões", disse a agência de ajuda humanitária Catholic Relief Serviços (CRS).

Até agora foram registradas pelo menos 375 mortes, muitas áreas ainda são inacessíveis por estradas e ficaram sem comunicação, sem eletricidade e com pouca água potável, informaram os meios internacionais.

Segundo a ABS-CBN News, o pároco da Igreja do Imaculado Coração de Maria, padre José Cecil Lobrigas, encorajou o padre Salas a celebrar a missa da noite na quinta-feira, 16, embora o tufão já estivesse começando a ser sentido em Tagbilaran.

O padre Lobrigas disse que sentia o medo, mas também a calma que dá a responsabilidade com a vida espiritual das pessoas.

“Eu estava confiante de que a missa ainda poderia ser ouvida em meio ao vento porque nossos leitores falavam alto”, disse o padre.

Além disso, ele encorajou o padre Salas a continuar, porque ele sabia que “a Igreja está aqui rezando para que a oração das pessoas dê esperança e força”.

Depois da passagem do tufão, os fiéis se reuniram na igreja para a missa das 16h e para poder utilizar o gerador da igreja para carregar seus celulares e outros objetos eletrônicos.

“Mais de 60 pessoas compareceram ao ouvir a música da igreja. Eles ouviram a missa e deixamos que carregassem seus aparelhos eletrônicos”, disse o padre Lobrigas.

Ambos os padres nasceram e moram em Bohol, uma ilha do Oceano Pacífico que é atingida por tufões com frequência, por isso desejam que sua cidade natal esteja mais preparada para esses tipos de desastres que acontecem anualmente.

O pároco lamentou que a população não tenha “instalações para uma preparação adequada. Somos mais reativos do que proativos. Sabemos que uma tempestade está chegando, mas só nos movemos depois que ela passa”.

“As estações não podem fornecer água porque a energia está cortada. Podemos ser proativos fornecendo geradores para estações de bombeamento e fornecendo luz solar e equipamentos de emergência”, comentou.

Diante das dificuldades que afetam a comunidade, a matriz paroquial abriu as suas portas para que os cidadãos possam utilizar o gerador e distribui água a quem precisa.

“Convido as pessoas bondosas e compassivas a ajudar as vítimas de Odette em Bohol. Precisamos de ajuda imediata com comida e água. Precisamos também de lanternas e luzes recarregáveis​​”, acrescentou o padre Lobrigas.

O padre disse que a comunidade continuará depositando sua esperança e fé em Deus.

“Eles estavam a bordo de um barco no meio de uma tempestade e os discípulos perguntaram a Jesus se ele não tinha medo de morrer. E o Senhor perguntou-lhes: 'Por que perdem a fé?'”, acrescentou.

Por último, diante da proximidade da celebração do Natal, os sacerdotes recordaram o verdadeiro significado do nascimento de Jesus e destacaram que “ainda que seja algo pequeno e simples como a água, partilhe a água que tem”.

Mais em

“Desejo-lhes um Feliz Natal, apesar do desastre. Estamos sempre aqui para fazer tudo o que estiver ao nosso alcance por vocês”, concluiu o padre Salas.

Confira também: