O Centro Magdala, com sede na terra de santa Maria Madalena, anunciou que a Autoridade de Antiguidades de Israel, a empresa Y.G. Contratual e a Universidade de Haifa anunciaram a descoberta de uma segunda sinagoga no setor oeste da antiga cidade de Magdala, na Terra Santa.

“Foi encontrada outra sinagoga que data do período do Segundo Templo. Esta nova sinagoga estava localizada no mesmo assentamento de Magdala, a apenas 160 metros a oeste da sinagoga descoberta em 2009”, diz uma nota do Centro Magdala enviada à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI.

“Pela primeira vez na história da arqueologia bíblica, duas sinagogas foram descobertas num mesmo assentamento. Esta descoberta confirma o que se conhecia com base em fontes escritas: os maiores povoados e cidades no antigo Israel podiam ter várias sinagogas”, explica a nota.

Padre Eamon Kelly do Centro Magdala, disse: "é uma maravilha, nunca se ouviu antes que houvesse duas sinagogas em um lugar, tão perto uma da outra".

“Aqui em Magdala, no tempo de Jesus, temos uma comunidade judaica muito consciente da sua identidade, por isso veem a necessidade de duas sinagogas. Isso abre uma nova linha de estudos”, completa.

“Jesus caminhava por esta zona e podia ir a Cafarnaum. Ele ensinou várias vezes nas sinagogas da Galileia, onde também curou doentes. Pode ser que Jesus tenha visitado uma ou as duas sinagogas aqui em Magdala”, diz o padre.

“Por isso a singularidade de Magdala se revela outra vez, como um cruzamento de caminhos, de história judaica e cristã, e neste sentido, esperamos que continue crescendo em espírito de acolhida e diálogo para todas as pessoas”, disse.

Para o sacerdote, esta descoberta foi “um belo presente no domingo da Alegria, no Advento, dia da Virgem de Guadalupe”, já que aconteceu no último dia 12 de dezembro.

Em 2009, foi descoberta a primeira sinagoga do século I na área, e depois encontraram a pedra de Magdala, o mercado, as salas de banho de purificação judaica, unidades habitacionais e o porto, o que permitiu conhecer um pouco mais sobre “a história judaica dos tempos de Jesus”.

Confira também