O papa Francisco irá retomar em 2022 as visitas ad limina dos bispos brasileiros, que foram interrompidas em 2020 por causa da pandemia de covid-19. As visitas são divididas de acordo com os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e acontecerão entre maio e outubro do ano que vem.

A visita ad limina apostolorum acontece a cada cinco anos. Segundo a CNBB, o termo significa “no liminar, na soleira, nos limites ou estradas das Basílicas dos Apóstolos Pedro e Paulo”. Pela tradição, “os bispos diocesanos visitam os sepulcros dos Apóstolos conservados na Cidade de Roma”. Durante esta visita, os bispos têm reuniões nos dicastérios da Santa Sé e se encontram com o papa, apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses e ouvem seus conselhos.

As visitas dos bispos brasileiros estavam agendadas para acontecer em 2020, mas foram suspensas devido às medidas sanitárias impostas por causa da covid-19. Apenas os bispos dos regionais Centro Oeste, que inclui Goiás e Distrito Federal, e Sul 2, que corresponde ao Estado do Paraná, realizaram as visitas em fevereiro do ano passado.

Segundo a Nunciatura Apostólica no Brasil, para a definição das novas datas foram consideradas as sugestões apresentadas pela presidência da CNBB após a consulta aos regionais e a agenda do papa, sobretudo em relação às viagens já marcadas.

O primeiro regional a realizar a visita será o Sul 3, com bispos do Rio Grande do Sul, em 5 de maio. Em seguida será a vez de Nordeste 1, Ceará, e Nordeste 4, Piauí, em 12 de maio. O regional Nordeste 2, que inclui Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, irá em 20 de maio. E no dia 27 de maio, será a vez dos bispos do Nordeste 3, Bahia e Sergipe.

Em 2 de junho, os bispos do regional Nordeste 5, Maranhão, iniciam a visita. No dia 20 de junho, irão os bispos dos regionais Norte 1, norte do Amazonas e Roraima, e Noroeste, Acre, sul do Amazonas e Rondônia. Na semana seguinte, 27 de junho, será a vez dos regionais Norte 2, Amapá e Pará, e Norte 3, Tocantins, sudeste do Pará e nordeste do Mato Grosso.

Depois, as visitas são retomadas em 9 de setembro, começando com os regionais Oeste 1, bispos do Mato Grosso do Sul, e Oeste 2, Mato Grosso. O regional Sul 1, São Paulo, realizará a visita em duas partes, o primeiro grupo irá em 23 de setembro e o segundo, em 29 do mesmo mês.

Em outubro, os bispos do regional Leste 1, Rio de Janeiro, começarão a visita no dia 3. No dia 20, irão os bispos dos regionais Leste 2, Minas Gerais, e Leste 3, Espírito Santo. As visitas ad limina se encerrarão com o regional Sul 4, Santa Catarina, em 28 de outubro.

Confira também: