O papa Francisco abençoou duas mulheres vítimas do tráfico, que lhe contaram sua história, depois da Audiência Geral de ontem, 15 de dezembro, na Aula Paulo VI. Uma delas receberá o batismo na próxima Missa do Galo

Segundo o jornal oficial da Santa Sé, L'Osservatore Romano, as duas mulheres, identificadas como Precius e Benedite, contaram ao papa como tiveram "a força para se libertarem das correntes impostas pelos seus perseguidores".

L'Osservatore Romano informou que Precius nasceu na Nigéria e receberá o batismo na próxima Missa do Galo; e Benedite, nascida no Congo, foi para a Itália depois de ter estado em campos de refugiados nas ilhas gregas de Lesbos e Samos.

Atualmente, as duas jovens vivem na Casa Família São Pedro da Comunidade Papa João XXIII, localizada em Cedda, Poggibonsi, na Toscana.

Apelos do Papa contra o tráfico

Em diversas ocasiões, o papa Francisco lamentou o drama do tráfico de pessoas, pediu orações pelo fim dessa "forma de escravidão moderna" e pediu à comunidade internacional que una suas forças para acabar com este flagelo.

Em 2014, Francisco criou o Grupo Santa Marta, nome da residência em que vive no Vaticano, para reunir lideranças católicas e chefes de polícia internacionais na luta contra o tráfico de pessoas. Um grupo de 60 especialistas de 33 países e representantes de organizações da Igreja Católica lideradas pela Cáritas Internationalis se reuniram, o que se repete a cada dois anos, para encontrar novas formas de lutar contra o “segundo negócio clandestino mais lucrativo do mundo, depois do tráfico de armas e acima do tráfico de drogas”.

Em 2015, Francisco dedicou sua mensagem para o Dia da Paz ao tráfico de pessoas, como uma das principais prioridades da diplomacia internacional da Santa Sé.

Em 2016, o então Observador Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, dom Bernardito Auza, recordou que Francisco se manifestou repetidamente sobre este "horror" e todas as "formas de escravidão moderna", e que os institutos católicos religiosos, os programas nacionais e diocesanos e os fiéis lutam contra as suas causas, servem as vítimas e conscientizam as pessoas.

Em fevereiro de 2019 o papa Francisco pediu, através de um vídeo, orações pelas vítimas de tráfico, prostituição e violência. “Mesmo que tentemos ignorá-la, a escravidão não é algo de outros tempos. Perante esta trágica realidade, não podemos lavar as mãos se não quisermos ser, de certa forma, cúmplices desses crimes contra a humanidade”, disse o papa Francisco no vídeo.

A União Internacional dos Superiores Gerais (UISG) organizou em 2019 o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, promovido pelo papa Francisco e que se celebra todos os dias 8 de fevereiro, dia em que se celebra a memória de santa Josefina Bakhita, sequestrada e escravizada aos nove anos, e que é reconhecida por sua espiritualidade e força contra as adversidades.

No Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas de 2021, o papa Francisco pediu para rezar e "apoiar as vítimas do tráfico e as pessoas que acompanham os processos de integração e reinserção social".

Confira também: