Com a aproximação do Natal e do Ano Novo, muitos católicos estão sobrecarregados com os compromissos e as confraternizações que, sem querer, vão deixando o mais importante de lado: preparar o coração para receber Jesus.

Para ajudar a colocar o Senhor no centro destas festas, a plataforma de cursos católicos Holydemia propõe três ideias para atingir este objetivo:

1. Abençoar a ceia de Natal

A ceia de Natal é uma oportunidade de reencontro para muitas famílias. Recomenda-se que este momento comece com uma oração de bênção aos alimentos e de agradecimento pelo dom de estarmos juntos ao redor do Menino Deus.

2. Escrever uma lista de propósitos de Ano Novo

Outra proposta de Holydemia é reservar um tempo para rever os momentos mais importantes vividos neste ano e discernir, à luz do Espírito Santo, os objetivos para 2024.

Uma boa ideia é fazer uma lista de propósitos, por exemplo: “Aprofundar na fé e descobrir Deus no cotidiano; atrever-se a perdoar aqueles que nos ofenderam; compartilhar com a família e com os amigos a alegria de ser católico”.

3. Escolher presentes que aproximem a Deus

É comum que os parentes e amigos façam uma troca de presentes no Natal.

A plataforma aconselha "a pensar nas coisas que ajudaram a fortalecer a sua fé e a imaginá-las como um presente (um livro, um curso de formação, um terço, uma imagem religiosa, etc.)".

“Que o seu presente seja valioso pelo significado que você deu e não por quanto dinheiro você gastou com ele. Buscar um presente que se pudesse traduzir em palavras diria: eu te amo, você é importante para mim, me desculpe, obrigada por estar na minha vida, conte comigo”, conclui Holydemia.