O papa Francisco erigiu com um quirógrafo a Fundação Fratelli tutti, que terá sua sede no Estado da Cidade do Vaticano e será presidida por seu vigário para o Vaticano e arcipreste da basílica de São Pedro, cardeal Mauro Gambetti.

O documento oficial da Santa Sé foi divulgado em 15 de dezembro, mas o quirógrafo foi assinado no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição.

Como se lê no quirógrafo, trata-se de "uma fundação autônoma" sediada no Estado da Cidade do Vaticano para "criar ao redor da basílica de São Pedro, e das Colunas de Bernini iniciativas ligadas à espiritualidade, arte, educação e diálogo com o mundo".

“Em virtude do meu poder apostólico na Igreja e da minha soberania na Cidade do Vaticano, estabeleço como pessoa jurídica canônica pública e como pessoa jurídica civil a Fundação Fratelli tutti com sede no Estado da Cidade do Vaticano”, escreveu o papa.

Nesta linha, a nova fundação “será regida pelas leis canônicas, em particular pelas normas especiais que regulam as instituições da Santa Sé, pelas normas civis em vigor no Estado da Cidade do Vaticano e pelo estatuto anexo que aprovo contemporaneamente”.

Por sua vez, a sala de imprensa da Santa Sé disse que a fundação vaticana Fratelli tutti foi proposta pelo cardeal Mauro Gambetti para “criar uma entidade que apoie a missão da Fábrica de São Pedro” que é regulada pelo “Código de Direito Canônico e pela Lei Fundamental do Estado da Cidade do Vaticano”.

Nesse sentido, as três áreas de missão da nova Fundação serão:

1. Apoiar e desenhar caminhos de arte e fé;

2. Investir na formação cultural e espiritual através de eventos, experiências, caminhos e exercícios espirituais;

3. Promover o diálogo com as culturas e as outras religiões sobre os temas das últimas encíclicas do papa, para construir a "aliança social".

Além disso, o artigo 3 do estatuto de fundação descreve os objetivos desta nova entidade vaticana, que são “solidariedade, formação e difusão da arte, particularmente da arte sacra; a promoção da sinodalidade, a cultura da fraternidade e do diálogo”.

Finalmente, a Fundação Fratelli tutti será presidida pelo vigário do papa para o Vaticano e arcipreste da basílica de São Pedro, cardeal Mauro Gambetti; por um conselho de administração composto por nove membros; um único prefeito e um secretário-geral. Além disso, o conselho geral será integrado por membros dos dicastérios vaticanos relacionados aos temas da missão da Fundação, bem como haverá um “comitê de sustentabilidade” do qual farão parte os benfeitores da Fundação.

Confira também: