Um atentado que causou a morte de dois policiais ocorreu ontem no aeroporto Camilo Daza, na cidade de Cúcuta, na Colômbia.

“Uma grande tristeza e uma dor muito grande pelo que aconteceu em Cúcuta, onde morreram dois membros da Polícia Nacional: o oficial David Reyes e o oficial William Bareño”, disse Dom Víctor Manuel Ochoa Cadavid, bispo militar da Colômbia à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, no dia 14 de dezembro. Um atentado no aeroporto Camilo Daza, de Cúcuta, causou a morte dos dois policiais ontem.

O comandante Giovanni Antonio Madariaga, da Polícia Metropolitana de Cúcuta, disse que que criminosos entraram no aeroporto e, minutos depois, um explosivo foi detonado causando a morte da pessoa que pretendia realizar o ataque. Depois, dois policiais, especialistas em desativação de explosivos, exploraram a área em busca de algum outro artefato quando ocorreu a segunda explosão e os dois morreram.

“Enquanto policiais exploravam a área, encontraram uma mala suspeita que, durante a investigação, detonou. Nossos dois especialistas ofereceram suas vidas pela segurança ", disse o comandante à rede CNN Brasil.

“Neste momento continuamos recolhendo todas as provas materiais para identificar como foi a forma, como entraram e a autoria do grupo criminoso e terrorista”, acrescentou.

A Aeronáutica Civil anunciou a suspensão das operações no aeroporto, por isso recomendou aos viajantes que "mantenham comunicação constante com as companhias aéreas".

O presidente Iván Duque repudiou por meio de sua conta no Twitter "o covarde atentado terrorista ocorrido na cidade de Cúcuta" e destacou que "ações imediatas estão sendo coordenadas para encontrar os responsáveis ​​por este atentado".

Dom Ochoa disse à ACI Prensa, que os policiais que morreram receberam “há uns dias o prêmio de excelência da Polícia Nacional por seu heroísmo, já que haviam desativado uma bomba muito grande na zona de Catatumbo e intervieram agora para desativar os explosivos no aeroporto”.

Catatumbo fica no departamento de Norte de Santander, entre a cordilheira oriental da Colômbia e o Lago Maracaibo, e historicamente tem sofrido com as ações da guerrilha.

O que aconteceu hoje, continuou o bispo, “é uma notícia muito triste para nós. A diocese militar presta toda a sua solidariedade às esposas e filhos desses homens caídos que perderam suas vidas”.

Num comunicado enviado à ACI Prensa, o bispo de Cúcuta, dom José Libardo Garcés Monsalve, rejeitou "com veemência estes atos de violência contra a vida humana e a tranquilidade da sociedade civil".

“Fazemos um chamado à reconciliação e ao desarmamento dos corações dos violentos que tentam destruir o inestimável dom da vida”, disse o bispo no comunicado.

“Pedimos com urgência continuar construindo o caminho para a paz, que não seja violada com esses tipos de eventos que trazem mais dor e incerteza a esta região do país que há anos tem sido duramente atingida pela violência”.

O bispo também se ofereceu para acompanhar “com a oração as famílias dos membros da Força Pública que hoje sofrem a perda de seus entes queridos por causa deste fato”.

Confira também: