Stefano Fontana, diretor do Observatório Van Thuan de Doutrina Social / Cortesia do observatório Van Thuan

Em outubro, os estivadores do porto de Trieste, na Itália, fizeram greve e manifestações de protesto contra a obrigatoriedade do Green Pass para os trabalhadores.

O Green Pass é um documento provando que o titular foi vacinado, obteve um teste negativo há menos de 48 horas ou se recuperou recentemente de covid-19.

Os trabalhadores de Trieste não protestavam contra a vacina em si. Cerca de 60% deles estão vacinados. Eles são contra o princípio de que para trabalhar é preciso ser vacinado ou arcar com os custos de um teste a cada dois dias. Os trabalhadores argumentam que, em princípio, é injusto pagar para trabalhar.

Os protestos de Trieste não foram um incidente isolado na Itália. Roma e outras cidades viveram situações semelhantes. Manifestações em Roma e Trieste foram respondidas energicamente pela polícia.

O Observatório Van Thuan de Doutrina Social criticou as intervenções da polícia. O observatório, com sede em Trieste, disse que a polícia interveio contra “manifestantes pacíficos que defendem o direito ao trabalho, a constituição, a democracia, o direito de manifestação e a liberdade contra o Green Pass discriminatório e inconstitucional, e as medidas liberticidas da atual estrutura de governo.”

O nome do observatório homenageia o cardeal vietnamita Francis Xavier Nguyen Van Thuan, que passou 13 anos presos pelo regime comunista de seu país e, depois, presidente do Pontifício Conselho “Justiça e Paz”.

O observatório foi fundado em 2003, um ano depois da morte do cardeal, pelo arcebispo de Trieste, Giampaolo Crepaldi, então secretário do Pontifício Conselho.

O observatório, que publica um relatório anual sobre a doutrina social da Igreja no mundo, é um dos poucos institutos católicos na Itália que abordou a questão das medidas anti-covid do ponto de vista espinhoso dos abusos do governo.

Na Itália, os bispos geralmente se limitam a incentivar os católicos a tomar a vacina. Muito poucas vezes eles trataram de questões mais amplas relacionadas à liberdade pessoal diante das medidas governamentais. O observatório Van Thuan é uma espécie de voz no deserto, com um ponto de vista baseado em referências acadêmicas e empíricas sólidas.

Stefano Fontana, diretor do observatório, disse à CNA, agência em inglês do grupo ACI, em entrevista por e-mail que vê as medidas na estrutura de "uma ditadura da saúde que muitos intelectuais, de Illich a Chesterton, de Huxley a Foucault, anteciparam."

Referindo-se não apenas aos eventos em Trieste, mas também a outras partes da Itália, Fontana diz que os trabalhadores estão sendo “chantageados com a ameaça de perder seus empregos caso não concordem em ser vacinados”.

Para ele, isso negligencia “o fato de que ninguém é moralmente obrigado a ser vacinado enquanto a vacina for experimental e enquanto não houver uma situação de vida ou morte”.

O quadro, diz Fontana, é o de uma ditadura da saúde quando se constata que “todo o sistema de convencimento público e privado está coordenado com o único objetivo de induzir à vacinação; que o sistema apela à ciência para impor comportamentos para os quais não há respaldo científico consolidado; e que as ordens profissionais desqualificam médicos e profissionais de saúde que exigem liberdade de julgamento, uma vez que aqueles que fazem perguntas são condenados como subversivos”.

Falando dos acontecimentos de Trieste, Fontana argumentou que a reação policial, em um quadro geral opressor, “mostrou que pessoas comuns, pessoas simples, trabalhadores mantiveram a luz da razão diante de medidas obviamente ilógicas e forçadas”.

E prosseguiu: “Este é o aspecto universal: existe um sistema que se eriça como um ouriço quando quer, mas existem setores importantes que felizmente ainda estão isentos e dão esperança”.

Para Fontana, “a gestão da pandemia é política e não técnica”.

“A prova é que os governos (ou seja, a política) usam a ciência e os 'especialistas' de acordo com seus interesses, condenando publicamente aqueles que 'não acreditam na ciência'. Mas eles são os primeiros a usar apenas uma determinada ciência e não a Ciência”, ele disse. “Se por ‘tecnocracia’ entendemos o governo dos técnicos, não é esse o caso. Se por tecnocracia queremos dizer a política que explora ciência e tecnologia, então, sim, é este o caso.”

Fontana também sugeriu que em meio à pandemia "a política está matando a política".

“Prevalecem ideias de novos centralismos, de novos processos de decisão, de um estado de emergência permanente, de controle de cima sobre os movimentos e ideias populares, de novos 'homens providenciais', de congelamento de parlamentos e oposição política, de novos ostracismos e novas censuras de ideias que não se conformam com as do aparato” de poder, disse.

Mais em

“A política está bloqueada há dois anos na Itália”, disse Fontana. “A política torna-se opressora e deveria ser libertadora”, disse Fontana, “favorecendo o uso da razão, movendo as pessoas e os corpos sociais para o bem comum, que é um conceito orgânico. Muitos assuntos foram sacrificados na luta contra a pandemia, e outros vão seguir o mesmo rumo no futuro.”

O observatório Van Thuan há muito tempo lamenta o que vê como uma tendência totalitária ao redor do mundo. O último relatório sobre doutrina social da organização examina o modelo chinês, um modelo capital-socialista de controle social que atrai profundamente o Ocidente.

“Vamos dar um exemplo prático”, disse Fontana. “O modelo chinês implementou a política do filho único, causando uma queda nos nascimentos (embora agora faça o oposto), mas as democracias ocidentais adotaram a mesma abordagem por meio do aborto estatal. Portanto, existem ligações mais significativas entre o modelo chinês e as democracias ocidentais do que pensamos.”

Na Itália, fala-se pouco em abuso do governo. Fontana sugeriu que a razão é que “o sistema italiano se enrolou como um porco-espinho”, mostrando “conexões, silêncio, colaborações muito próximas, mesmo que se manifestem 'no estilo italiano', ou seja, com uma atitude aparentemente bem-humorada.”

Embora a Igreja italiana tenha assumido uma posição clara sobre a necessidade de vacinar e não tenha abordado a questão do abuso, várias vozes na Itália levantaram a questão. Martina Pastorelli é jornalista e fundadora da Catholic Voices Italia, uma iniciativa internacional de comunicação para pôr na esfera pública os pontos de vista católicos sobre as questões. Desde o início do debate, Pastorelli recolhe e apresenta essas vozes.

O filósofo Carlo Lottieri disse a ela: “agora estamos no Estado soberano que se coloca como Deus na terra. É o totalitarismo moderno baseado no controle operado pelos próprios controlados (esse é o propósito do Green Pass), no moralismo acusatório e no medo usado como meio de domesticar”.

Há, porém uma Igreja que fala. Em uma homilia em 9 de dezembro, o bispo de Pavia, Corrado Sanguineti, enfatizou que concentrar toda a comunicação da mídia na “fé na ciência” simplifica a realidade.

Esse é um perigo também para a Igreja, sugeriu o bispo, falando na solenidade de São Siro, padroeiro de sua cidade do norte da Itália.

Afirmou: “Uma Igreja que se limita a repetir palavras de sabedoria, a aconselhar sobre o bom comportamento social, talvez adaptando-se, em certos campos, a uma linguagem genérica e 'inclusiva', ou simplesmente a ecoar recomendações do Estado e da OMS, talvez seja ouvida. Ao menos aparentemente vai entrar no círculo do politicamente correto. Mas, no final, será confundida com outras agências de pensamento e costumes e perderá sua força de atração e sua capacidade de ser uma minoria criativa.”

Confira também: