Quando se aproxima a comemoração do nascimento de Jesus, o costume familiar de receber o Natal ao redor da mesa pode exigir experiência na cozinha, o que só alguns têm. Pode lhes interessar esta lista dos santos que foram especialistas na “arte culinária”.

1. São Nicolau de Bari

Este santo, cuja festa se celebra no dia 6 de dezembro, é o padroeiro da confeitaria, doceria e chocolateria.

Em virtude do relacionamento do bispo São Nicolau, do século IV, com as crianças e o Natal, ele é considerado o padroeiro de todas as coisas doces.

2. São Francisco Caracciolo

É o padroeiro dos chefs italianos e da comida italiana. Sua festa é 4 de junho

Sua associação com a comida como meio de curar os enfermos ajudou a promover São Francisco como patrono da culinária italiana.

3. Santo Antônio Abade

É padroeiro dos açougueiros, dos agricultores, dos criadores de animais, dos animais da fazenda, do porco, da charcutaria. Sua festa é em 17 de janeiro.

Santo Antônio foi um asceta egípcio do século IV muito amado pelos agricultores.

4. Santa Isabel da Hungria

Esta santa, cuja festa é dia 17 de novembro, é a padroeira dos padeiros e da confeitaria. A santa, que viveu no século XIII, é lembrada por ter distribuído pão aos pobres todos os dias.

5. São Urbano de Langres

Este santo e bispo francês é padroeiro do vinho, viticultores e sommeliers. A festa dele é no dia 23 de janeiro.

Em 374, Urbano teve que fugir de sua diocese devido a distúrbios políticos e se escondeu em uma vinha. Enquanto estava lá, aproveitou a oportunidade para converter os vinicultores à Igreja.

6. São Lourenço de Roma

São Lourenço é o padroeiro da culinária, dos chefs, sommeliers e comediantes. Sua festa é celebrada em 10 de agosto.

Este santo, sendo condenado por romanos pagãos que odiavam os cristãos, foi condenado a uma morte lenta e dolorosa em uma grelha de ferro em chamas. Segundo a tradição, suas últimas palavras foram: "Vire-me, este lado já terminou!".

7. São Isidoro Lavrador

Este santo, cuja festa é celebrada em 15 de maio, é o padroeiro dos agricultores espanhóis e das quitandas.

Mais em

8. Santa Marta de Betânia

Ela é a padroeira dos cozinheiros, garçons e garçonetes. Sua festa é celebrada em 29 de julho.

Segundo a tradição, Marta, Maria e Lázaro costumavam celebrar Jesus e seus apóstolos no jantar. Um dia, Maria parecia estar se esquivando de seus deveres na cozinha, e Marta insistiu com Jesus para que pedisse à irmã que a ajudasse. Jesus admoestou Marta gentilmente, dizendo: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada” (Lc 10,38-42).

9. Santo Honorário de Amiens

É o padroeiro dos padeiros, confeiteiros e dos que fazem pão para o altar. Sua festa é celebrada em 16 de maio.

São Honorato está associado ao pão há mais de mil anos. Sua igreja patronal em Paris era o local da associação dos padeiros e muitas confeitarias e padarias têm o seu nome. Em Paris, sua festa é celebrada com festivais de pão de três dias. A torta de São Honorato leva seu nome; esta é uma massa folhada recheada com creme que ainda é usada nas comemorações de Primeira Comunhão na França.

10. Santa Hildegarda de Bingen

Ela é a padroeira dos nutricionistas, colecionadores de receitas e chefs. Sua festa é celebrada em 17 de setembro.

Esta doutora da Igreja escreveu receitas e se dedicou à ciência da nutrição e acreditava que os alimentos tinham propriedades curativas. Ela criou os seus “Biscoitos da Alegria”, que tinham como objetivo promover a boa saúde e alegria, garantindo que “reduzirão os maus humores, enriquecerão o sangue e fortalecerão os nervos”.