O governo da Cidade do México informou neste dia 12 de dezembro, Solenidade da Virgem de Guadalupe, que “de quarta-feira, 1º de dezembro, às 9 horas deste domingo, 12 de dezembro, a basílica de Guadalupe recebeu” quase 2 milhões de visitantes.

 

As autoridades fizeram a operação “Bem-vindo Peregrino”, na qual trabalharam mais de 9 mil servidores públicos da Cidade do México, entre policiais, socorristas, unidades de atendimento de urgências médicas e bombeiros.

Ao celebrar a tradicional missa das rosas na basílica de Guadalupe, ao meio-dia de 12 de dezembro, o arcebispo do México, cardeal Carlos Aguiar Retes, recordou que “Maria é a Mãe da Igreja, Nossa Mãe”.

“Ela quis continuar manifestando o seu amor, como Mãe da Igreja, por isso veio ao México, para nos buscar, para expressá-lo a todos os seus filhos”.

 

Este ano, ao contrário de 2020, os peregrinos puderam entrar na basílica de Guadalupe, mas foi obrigatório o uso de máscaras e foi proibido passar a noite em torno ao santuário mariano por medo da covid-19. As tradicionais "Mañanitas", nas quais os fiéis costumam cantar à Virgem de Guadalupe, não foram feitas. Foram apenas gravadas previamente e transmitidas através das redes sociais.

A missa de meia-noite também foi fechada. Para simbolizar a presença dos devotos dentro do templo, a basílica de Guadalupe os incentivou a entregar fotos e velas. A arquidiocese do México informou que mais de 1,4 mil fotos e mais de 1,4 mil velas foram colocadas dentro do santuário.

Confira também: