A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas brasileira lançaram a campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda, a fim de ajudar os atingidos pelos temporais que causaram estragos nos dois Estados. Segundo balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros no domingo, 12 de dezembro, cerca de 70mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas fortes chuvas.

Temporais causados por um ciclone extratropical atingiram cidades do sul e extremo sul da Bahia e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. Até o dia 11 de dezembro, 38 municípios da Bahia já haviam decretado estado de emergência, e 31 em Minas Gerais.

As pessoas tiveram que abandonar suas casas devido às inundações e aos riscos de deslizamentos de terra e de desabamentos. Além das residências e de estabelecimentos comerciais, postos de saúde, escolas e quadras também ficaram debaixo d’água.

Segundo a Cáritas brasileira, em Minas Gerais, devido às chuvas intensas que atingem o estado desde setembro deste ano, 9,5 mil pessoas tiveram que buscar acomodação com amigos e familiares e 2 mil famílias precisaram buscar refúgio na esfera pública. Diversas cidades tiveram o abastecimento de água interrompido.

Na Bahia, desde 6 de dezembro, mais de 8 mil pessoas precisaram abandonar suas casas e muitas delas aguardaram o resgate em cima dos telhados. No Estado, há o registro de seis mortes. Além disso, as chuvas causaram o rompimento de duas barragens em Apuarema e danos às vias de acesso de algumas cidades, como Eunápolis e Itabela, dificultando a ação da Defesa Civil.

Diante dessa situação a campanha emergencial da CNBB e da Cáritas brasileira busca arrecadar recursos para a compra de alimentos, água potável, roupas, fraldas infantis e adultas, artigos de higiene pessoal e de proteção contra a covid-19. Os itens serão distribuídos pelas Cáritas diocesanas próximas às áreas em situação crítica, a fim de auxiliar as milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas.

As doações podem ser feitas pelas contas:

Banco do Brasil
Agência 0452-9
C/c . 50.106-9

Caixa Econômica Federal
Agência 1041
C/c - 1132-1

Confira também: