A partir de amanhã, 10 de dezembro, os peregrinos em Roma poderão ver o presépio andino peruano na praça de São Pedro no Vaticano.

A inauguração do presépio e a iluminação da árvore de Natal acontecerão às 17 horas (13h no horário de Brasília) e será presidida pelo novo presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, dom Fernando Vérgez Alzaga.

A decoração fica na praça de São Pedro até o fim do tempo do Natal, na festa do Batismo do Senhor, domingo, 9 de janeiro de 2022.

Presépio andino

O presépio vem da cidade de Chopcca, uma comunidade andina do departamento de Huancavelica, no Peru, no ano em que o país celebra o bicentenário de sua independência.

São mais de 30 peças. As imagens da Virgem Maria, de são José, do Menino Jesus, dos magos e dos pastores são em tamanho natural, feitos com cerâmica, madeira e fibra de vidro, e vestirão roupas típicas de Chopcca.

 

O Menino Jesus é representado por uma criança Hilipuska, chamada assim por estar coberta com uma manta típica de Huancavelica e estar envolvido com um chumpi, um cinto de tecido. Esta imagem e as da Virgem e de são José foram feitas pelo artista peruano Manuel Breña Martínez.

Os três reis magos carregam alforjes ou sacos de tecido com alimentos característicos de Huancavelica, como batata, quinoa, kiwichaocacañihua, e são acompanhados por lhamas que têm a bandeira do Peru nas costas

Outro personagem do presépio é um menino anjo de Chopcca, que anuncia o nascimento com o instrumento de sopro chamado Wajrapuco. Haverá também diversos animais da fauna local como alpacas, vicunhas, ovelhas, viscachas, flamenco andino e o condor.

O presépio se completa com uma representação em menor escala da comunidade Chopcca "com suas experiências, cultura viva, atividades agrícolas e pecuárias, bem como o uso de ferramentas de trabalho ancestrais como a chaquitaclla", que os camponeses usam para arar a terra.

Confira também: