O papa Francisco recebe os participantes do Congresso Nacional de Juristas Católicos amanhã, 10 de dezembro. Eles participam do o 70º congresso nacional de estudo da União italiana de juristas católicos, que acontece no Instituto Patrístico Augustinianum em Roma de 9 a 11 de dezembro com o tema “os últimos: a proteção jurídica dos sujeitos frágeis”.

O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, falou na abertura do congresso por videochamada que “o verdadeiro poder é o serviço: o serviço de toda pessoa, especialmente dos últimos, ao que estão chamados, sim, os legisladores e os administradores públicos”.

O cardeal disse aos juristas que “suas pesquisas e suas reflexões poderão ajudar os legisladores a exercer melhor as suas próprias funções”.

Em seguida, o cardeal Parolin pediu aos juristas católicos “analisar a justiça no direito positivo, para entender onde as diferentes fragilidades nas relações não estão igualmente garantidas, onde a proteção do mais forte na relação tomou a mão do legislador”, de modo que o direito se converteu em um instrumento de força, "ius quia iussum" ("lei porque é imposta").

Por fim, Parolin exortou a refletir sobre o princípio da "solidariedade - caridade" e explicou que "nada mais é do que dar além do que é devido, ir além das prescrições da lei".

Confira também: