Ante mais de 25 mil fiéis congregados na Praça de São Pedro para participar da tradicional audiência geral das quartas-feiras, o Papa Bento XVI recordou que todo ser humano é capaz de encontrar a Deus através da Criação, cuja grandeza e beleza leva a pessoa a contemplá-lo.

O Pontífice dedicou sua catequese semanal a meditar na primeira parte do "Hallel" (Salmo 135), o louvor solene que o povo judeu entoava durante a páscoa. Ressaltou que nele "ressoa a palavra misericórdia com a qual se expressa a fidelidade, a lealdade, o amor que define a aliança entre Deus e seu povo".

"Nesta relação, Deus não aparece como um Senhor escuro e indecifrável, similar ao fado, contra cuja força misteriosa é inútil lutar. Se manifesta pelo contrário como uma pessoa que ama as suas criaturas, vela sobre elas, as segue no caminho da história e sofre pela infidelidade do povo a seu amor misericordioso e paterno".

O Santo Padre indicou que para o salmista, o primeiro sinal deste amor divino é "a criação porque antes de descobrir a Deus que se revela na história há uma revelação cósmica, aberta a todos. Existe, portanto, uma mensagem divina, gravada secretamente no criado e sinal da fidelidade amorosa de Deus, que comunica as suas criaturas o ser e a vida. Assim a oração surge da contemplação das maravilhas de Deus e se transforma em um hino de louvor e agradecimento".

Citando o livro da Sabedoria, o Pontífice exortou aos fiéis a “conhecer por analogia, partindo da grandeza e beleza das criaturas, ao Autor”, colocando como condição  ter o “olhar limpo”.

Ao final de seu discurso breve, o Santo Padre citou a São Basílio o Grande, quem considerando a ação sábia de Deus, diz: “Se o mundo tem um princípio e foi criado, procura a quem lhe deu início e a quem é o Criador, a natureza santa, a bondade ausente de inveja, aquele que é objeto de amor por parte de todos os seres racionais, a beleza mais desejada, o princípio dos seres, a fonte da vida, a luz do intelecto, a sabedoria inacessível”.

Em sua saudação em diversos idiomas às pessoas presentes na praça vaticana, Bento XVI  convidou "a dar graças a Deus pelo esplendor e a beleza das maravilhas que nos deu para contemplar na criação e nas obras dos homens".

Finalmente, o Papa saudou em espanhol particularmente aos peregrinos da Irmandade de Nossa Senhora do Vale e das Damas de Nossa Senhora do Pilar, assim como a um grupo de estudantes de Barcelona e os chegados desde Guatemala e outros países latino-americanos.