Imagens de câmeras de segurança mostram um homem que ataca a imagem de Nossa Senhora de Fátima na basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição, em Washington D.C., EUA, quebrando as mãos e o rosto da estátua. O ataque se deu no domingo, 5 de dezembro.

“Entramos em contato com as autoridades e, embora estejamos profundamente entristecidos por este incidente, rezamos pelo perpetrador através da intercessão da Santíssima Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora de Fátima”, disse o reitor da basílica, monsenhor Walter Rossi.

A estátua da Virgem de Fátima é de mármore de Carrara e fica no jardim da basílica. Os seguranças perceberam o estrago quando abriram a basílica na manhã da segunda-feira, 6 de dezembro.

Monsenhor Rossi disse que "revendo as imagens da câmera de segurança, descobrimos que um homem entrou ao jardim fechado pulando a cerca na noite do domingo”.

Depois, começou a arrancar as mãos da Santíssima Mãe e atacar o rosto com um martelo. Quando ele saiu, ele pegou suas mãos", disse.

Segundo o correspondente da EWTN, Mark Irons, a pessoa, que usava uma máscara, também tirou a cruz da ponta da coroa da Virgem. A basílica decidiu não divulgar o vídeo.

Em outubro deste ano, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) disse que houve 100 atos de vandalismo contra locais católicos desde maio de 2020. Os bispos norte-americanos condenaram os ataques como "atos de ódio", mas disseram que é importante rezar pelos agressores e perdoá-los.

Confira também: