Por medo de propagação de covid-19, o papa Francisco fez um ato de devoção privado à estátua da Imaculada Conceição na Praça Espanha em Roma e rezou diante da imagem da Salus Populi Romani na basílica de Santa Maria Maior na manhã de 8 de dezembro. É o segundo ano seguido que, por causa da pandemia, o papa decide não fazer a cerimônia pública

O papa chegou pouco antes das 6h15 à praça de Espanha de Roma para o ato de veneração à Virgem na solenidade da Imaculada Conceição.

Ao chegar, o papa saudou a embaixadora da Espanha junto à Santa Sé, María del Carmen de la Peña Corcuera, que estava acompanhada por algumas autoridades espanholas e “se desculpou pela hora”, pois ainda não havia amanhecido.

Em seguida, Francisco colocou um cesto de rosas brancas na base da coluna sobre a qual está a estátua da Virgem e rezou em silêncio.

“O papa pediu o milagre da cura de muitos doentes; o milagre da cura para os povos que sofrem duramente com as guerras e a crise climática; e a conversão, para que Ela possa desfazer o coração de pedra daqueles que constroem muros para distanciar de si mesmos a dor dos outros”, informou a sala de imprensa da Santa Sé.

Depois, o papa visitou a basílica romana de Santa Maria Maior para rezar diante do ícone mariano da Salus Populi Romani, a padroeira de Roma. O papa foi recebido e acompanhado pelo arcipreste da basílica, cardeal Stanislaw Rylko, que o acolheu “na casa da Mãe”.

Enquanto isso, às 7h os bombeiros italianos realizaram o tradicional ato de veneração à Virgem da Imaculada Conceição. Um bombeiro colocou uma coroa de flores no braço da estátua mariana, que tem cerca de 22 metros de altura.

A estátua da Imaculada Conceição foi inaugurada em 8 de dezembro de 1857.

Trata-se de uma imagem de bronze feita pelo escultor Giuseppe Obici e está colocada sobre uma coluna de 12 metros sobre uma base na qual estão representados os quatro evangelistas.

Confira também: