O papa Francisco foi à basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para agradecer à Virgem Salus Populis Romani (Salvação do Povo Roano) pela viagem apostólica que fez à Grécia e ao Chipre terminada hoje.

Francisco recordou diante da Virgem tantas "histórias dolorosas" que encontrou nos últimos dias e as confiou à Virgem Salus Populi Romani.

O avião que transladou o papa de Atenas, com sua comitiva e os jornalistas que o acompanhavam, pousou no aeroporto Ciampino de Roma por volta das 12h50 (8h50 no horário de Brasília).

O papa Francisco costuma rezar diante do antigo ícone mariano dedicado à invocação de Maria Protetora do Povo Romano, antes de iniciar e no final de suas viagens internacionais.

A basílica de Santa Maria Maior tem um significado especial para o papa Francisco. Ele a visitou na manhã do primeiro dia de seu pontificado, em 14 de março de 2013, para confiar seu ministério petrino à Mãe de Deus diante do antigo ícone de Maria, Salus Populi Romani, protetora do povo romano.

Desde então, cada vez que realiza uma viagem internacional, Francisco visita a basílica mariana para orar pelos frutos da sua visita apostólica, e ao voltar, para agradecer pela viagem.

Confira também: