O Presidente da Conferência Episcopal Francesa, Dom. Jean-Pierre Ricard, publicou no sábado uma declaração em que os bispos nacionais repudiam a violência que assola o país nestes dias.

O também Arcebispo do Bordeaux manifestou que "os bispos franceses expressam sua sincera preocupação pelos atos de violência e destruição causada por esta", em apoio ao afirmado pelos prelados durante sua Assembléia Plenária que se reúne em Lourdes esta semana.

"Estes eventos originam um clima de suspeita mútua entre diversos membros da população", acrescentou.

Além disso, indicou que "devemos nos perguntar qual poderia ser a causa de tal espiral de violência urbana. A recente urbanização, as dificuldades que têm os jovens para enfrentar o desemprego, a instabilidade familiar são temas recorrentes". "Mas acreditam que a repressão e a incitação ao medo coletivo não são respostas a estas dramáticas tensões em nossa sociedade", acrescentou.

Finalmente, referiu-se ao trabalho das comunidades religiosas no país diante da situação atual. "Queremos ressaltar de maneira particular o trabalho realizado pelas numerosas associações e instituições que procuram criar laços de amizade e fraternidade. Sabemos o quão preciosa é a presença de pequenas comunidades religiosas nestas áreas urbanas", concluiu.