Os 12 bispos católicos da Holanda decidiram cancelar as missas de meia-noite de Natal deste ano por causa do medo de propagação da covid-19.

A conferência episcopal holandesa anunciou no dia 1º de dezembro que nenhuma missa ou outra atividade paroquial será permitida depois das 17h, e que os lugares públicos devem fechar entre as 17h e às 5h, segundo as novas medidas do governo holandês que vão durar pelo menos até 19 de dezembro.

O site da Conferência dos Bispos da Holanda explica que a decisão, também tomada no ano passado, foi feita para evitar que grandes multidões se reúnam para participar das missas do galo. Segundo a entidade, é difícil manter uma boa ventilação com várias eucaristias em uma noite.

Outras reuniões da Igreja, como catequeses e reunião dos conselhos paroquiais, só podem ocorrer depois das 17h por meios eletrônicos. As missas vespertinas de segunda a sexta e aos sábados serão adiantadas para terminar as 17h.

O Instituo Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda detectou a variante omicron do coronavírus uma semana antes que a África do Sul relatasse sua aparição à Organização Mundial de Saúde.

Mais de 84% dos 17,4 milhões de habitantes da Holanda estão vacinados e 587 pessoas com covid-19 estão atualmente em unidades de terapia intensiva de hospitais, segundo informações do governo holandês.

As novas restrições devem agravar a situação da Igreja Católica na Holanda. Segundo o jornal holandês Trouw, as 640 paróquias católicas da Holanda perderam €15 milhões (cerca de US$ 17 milhões) no ano passado por causa da quarentena imposta em função da pandemia e ao envelhecimento da população.

Quatro em cada cinco paróquias católicas do país têm dificuldades financeiras e, por isso, algumas paróquias estão vendendo os seus edifícios.

Dos 3,7 milhões de católicos na Holanda, apenas 4% comparecem regularmente à missa, segundo Dutch News.

Confira também: