O papa Francisco nomeou dom José Cordeiro novo arcebispo de Braga, em Portugal, hoje, 3 de dezembro. Até então, ele era bispo da diocese de Bragança-Miranda. Dom Cordeiro sucederá dom Jorge Ortiga, de 77 anos, que teve seu pedido de renúncia por limite de idade aceito pelo papa.

“Com fé humilde aceito a missão que o papa Francisco me confia para ser servidor do Evangelho da Esperança com o povo santo de Deus peregrino na arquidiocese de Braga. O meu desejo é aprender convosco a configurar-me em cada dia com a palavra de Jesus que diz: ‘Estou no meio de vós como aquele que serve’”, disse dom Cordeiro em mensagem enviada à arquidiocese de Braga.

O bispo saudou dom Jorge Ortiga, “agradecendo a Deus o seu intenso e dedicado ministério pastoral”. Também dirigiu uma saudação ao bispo auxiliar, dom Nuno Almeida, ao clero, às autoridades, aos consagrados, aos leigos. “Garanto a minha disponibilidade e oração, esperando encontrar a todos e contar com a vossa colaboração e corresponsabilidade na concretização de uma Igreja de proximidade, compaixão e ternura”, disse.

Dom Cordeiro também escreveu à diocese de Bragança-Miranda e agradeceu a todos pelo “testemunho de fé, de esperança e de caridade”. “No serviço do ministério episcopal na nossa amada diocese de Bragança-Miranda procurei doar-me como peregrino do Evangelho da Esperança, para mostrar os mistérios de Cristo”, disse.

Dom José Cordeiro nasceu em 27 de maio de 1967, em Vila Nova de Seles, na Angola. Em 1975, mudou-se com sua família para Portugal. Frequentou o Seminário Menor de Bragança-Miranda e estudou Filosofia e Teologia na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Tem mestrado e doutorado em Liturgia pelo Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 1991, incardinado na diocese de Bragança-Miranda. De 1991 até 1999, foi pároco, formador no seminário diocesano e capelão do Instituto Politécnico de Bragança. Foi vice-reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, entre 2001 e 2005, e exerceu o cargo de reitor de 2005 a 2011. Também foi professor do Pontifício Ateneu de Santo Anselmo, entre 2004 e 2011.

Em 18 de julho de 2011, dom José Cordeiro foi nomeado bispo da diocese de Bragança-Miranda, recebendo a ordenação episcopal em 2 de outubro do mesmo ano. Na Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), é presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, desde 2014, vogal do Conselho Permanente, deste 2017, e delegado aos Congressos Eucarísticos Internacionais, desde 2018. Também é membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé, desde 2016.

Em nota, a CEP desejou a dom José Cordeiro “um fecundo e frutuoso ministério pastoral ao serviço do Povo de Deus que está em Braga e que lhe é confiado nesta nova missão”. Também reconheceu “sua grande disponibilidade para servir com dedicada competência a Igreja em Portugal, particularmente no âmbito da pastoral litúrgica e espiritual”.

O agora arcebispo emérito de Braga, dom Jorge Ortiga, esteve à frente da arquidiocese de Braga por 22 anos. Ele apresentou sua renúncia ao papa em 2019, após completar 75 anos, como determina o Código de Direito Canônico. Com a nomeação de seu sucessor, dom Ortiga seguirá como administrador apostólico até a posse de dom Cordeiro.

Confira também: