O ex-vice-presidente dos EUA, Mike Pence, pediu aos juízes da Suprema Corte que revertam a decisão conhecida como Roe x Wade, que liberou o aborto no país em 1973.

“Venho aqui hoje falar sobre o certo e o errado, para dizer que a vida é um direito humano, e conclamar a Suprema Corte dos Estados Unidos a escolher a vida”, disse o vice-presidente de Donald Trump no Clube Nacional da Imprensa em Washington, D. C. ontem, 30 de novembro, véspera do início do caso sobre a lei do Mississipi que pode levar a corte a reverter a decisão de 1973.

“Podemos bem estar às vésperas da era em que a Suprema Corte vai mandar Roe x Wade para a lata de lixo da história a que ela pertence”, disse Pence.

Uma organização sem fins lucrativos fundada por Pence, a Advancing American Freedom, participa do caso ao lado do Estado do Mississipi.

“Pedimos à corte, em termos bem definidos, que faça história”, disse Pence em seu discurso. “Estamos pedindo à Suprema Corte dos Estados Unidos que reverta Roe x Wade e reponha a santidade da vida no centro do direito americano.”

Ele enfatizou o que chamou de “a verdade sobre o aborto”.

“Desde que a Suprema Corte legalizou o aborto em 1973, as consequências de partir o coração” são que “mais de 62 milhões de crianças não-nascidas nos Estados Unidos foram abortadas.”

“Nos 48 anos desde a decisão, crianças não-nascidas têm sido relegadas a uma casta de cidadãos de segunda classe, privados do mais básico dos direitos humanos”, disse Pence. “Bebês preciosos têm vivido fora da proteção da lei, e à mercê de uma cultura que os desvaloriza e de uma indústria do aborto que lucra com o sofrimento deles.”  

Pence também falou das mulheres feridas pelo aborto, inclusive as que se arrependem de seus abortos. Pence disse esperar que os americanos estejam “prontos para o fim da tirania de Roe x Wade.”

“Quando a Suprema Corte reverter Roe x Wade, e eu acredito de todo coração que esse dia vai vir agora ou num futuro próximo, não será uma supresa para ninguém”, disse Pence. “Será simplesmente a culminação de uma jornada de 50 anos cujo curso e destino têm sido guiados pela vontade do povo americano.”

“Conclamo meus compatriotas americanos a acolher a vida, a rezar, hoje e todos os dias de agora até a próxima primavera, para que os juízes de nossa Suprema Corte tenham a coragem de aproveitar esse momento pela vida e se juntar a nós enquanto humildemente pedimos que nossa nova maioria conservadora na Suprema Corte dos Estados Unidos reverta Roe x Wade e dê à América um novo começo pela vida.”

Marjorie Dannenfelser, presidente da Susan B. Anthony List, uma organização pró-vida, disse que “por causa de heróis como Mike Pence, e especificamente por causa de Mike Pence, estamos aqui hoje”.

Foi durante o governo de Donald Trump, de quem Pence era o vice, que se formou a maioria de juízes conservadores na Suprema Corte.

Confira também: