Hoje, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, o papa Francisco disse que “é uma importante ocasião para recordar as muitas pessoas acometidas por este vírus, para muitas das quais, em algumas regiões do mundo, não está disponível o acesso aos tratamentos essenciais”.

Falando ao final da audiência geral de quarta-feira, o papa disse: “Faço votos por um renovado empenho solidário para garantir tratamentos de saúde équos e eficazes”.

Francisco pediu orações " pelas tantas pessoas afetadas por esta síndrome" através de sua conta oficial no Twitter @Pontifex_pt.

 

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi estabelecido pelas Nações Unidas em 1988 para "apoiar as pessoas que vivem com HIV e lembrar aqueles que morreram de doenças relacionadas à AIDS".

O slogan do Dia Mundial de Luta contra a AIDS de 2021 é: “Acabar com as desigualdades. Acabar com a AIDS. Acabar com as pandemias”.

Segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (UNAIDS, em inglês), 37,7 milhões de pessoas viviam com o HIV no mundo em 2020, das quais 1,7 milhão têm menos de 14 anos.

Em 2020, o UNAIDS disse que o confinamento e fechamento de fronteiras decretado para prevenir a propagação de covid-19 afetou a produção e distribuição de medicamentos antirretrovirais genéricos para tratar o HIV em países de baixa e média renda.

As principais instituições católicas que atendem pacientes com HIV/Aids são Cáritas Internacional e Catholic Relief Services (CRS).

Desde 1987, a Cáritas oferece apoio médico, social, emocional e espiritual às pessoas que vivem com HIV e Aids. Sua campanha HAART, para crianças, promove o diagnóstico precoce e o tratamento do HIV em mulheres e bebês. A campanha pressiona para obter programas de teste acessíveis e medicamentos adequados e defende que todas as mulheres grávidas soropositivas recebam tratamento antirretroviral, cirurgia de cesariana e alternativas à amamentação quando isso for aconselhável e apropriado.

CRS apóia programas internacionais de HIV há mais de 25 anos. Seus programas abarcam todas as áreas de programação, incluída a atenção domiciliar, terapia antirretroviral, apoio ao tratamento, redução do estigma, prevenção e serviços integrais para crianças vulneráveis. 

Confira também: