A torre de Maria da Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, já está coroada com uma estrela de 12 pontas que será iluminada pela primeira vez no dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição.

A estrela, colocada no ponto mais alto da torre da Virgem Maria, mede 7,5 metros de altura, pesa 5,5 toneladas e é feita de vidro texturizado.

 

A torre de Maria é a segunda mais alta da Sagrada Família, obra do arquiteto Antoni Gaudí, com 138 metros de altura, a parte superior é revestida de tons azulados que degradam ao branco, em referência ao manto da Virgem.

A inauguração da torre no dia 8 de dezembro será presidida pelo cardeal Juan José Omella, arcebispo de Barcelona. Nesse dia, que é também a solenidade da Imaculada Conceição, o cardeal Omella celebrará a missa e abençoará a torre. Depois, a estrela será iluminada pela primeira vez.

A torre de Jesus é a mais alta da Sagrada Família, com 172,5 metros de altura. A inauguração estava prevista para coincidir com o aniversário da morte de Gaudí, que morreu em 10 de junho 1926. No entanto, nos últimos meses, as doações que financiam a obra caíram consideravelmente, por isso não se sabe se a data planejada poderá ser mantida.

Confira também: