O papa Francisco se reuniu com os bispos da Conferência Episcopal Italiana (CEI) na tarde desta segunda-feira em uma reunião "estritamente privada", segundo a Santa Sé. O encontro de duas horas aconteceu no Ergife Palace Hotel e Centro de Conferências, a cerca de 4 km do Vaticano, para a sessão de abertura da 75ª assembléia geral extraordinária dos bispos. A assembleia de outono da CEI é sediada em Roma entre os dias 22 e 25 de novembro e tem como tema "O Caminho Sinodal das Igrejas na Itália".

A reunião fechada aconteceu seis meses depois que o papa Francisco se dirigiu à assembléia de primavera dos bispos italianos, também a portas fechadas, em 24 de maio. A reunião de maio estava sendo transmitida ao vivo até que o sinal de vídeo foi abruptamente cortado pela mídia da Santa Sé cerca de cinco minutos depois do início da transmissão.

Antes de fazer comentários sobre o caminho sinodal italiano, que não estavam no programa, Francisco pôde ser ouvido perguntando se havia jornalistas presentes no auditório. Depois que lhe foi assegurado que não, o papa disse: "Ótimo, então podemos falar livremente".

No início daquele dia, ele havia visitado os escritórios do Dicastério da Comunicação do Vaticano e falado ao vivo na Rádio Vaticano sobre a importância da mídia do Vaticano para o povo.

Durante a transmissão, ele criticou o pequeno número de ouvintes que a rádio tem, leitores do jornal oficial da Santa Sè, L'Osservatore Romano, que circula desde 1861.

Confira também: