O Arcebispado do Munique-Freising e a Associação Católica de São Miguel (Sankt Michaelsbund) concederam ao jogador de futebol brasileiro Giovane Elber o prêmio "Manto de São Martinho" (Martinsmantel), em reconhecimento por seu comprometido trabalho com meninos de rua no Brasil.

Elber, que atualmente joga no time alemão Borussia Mönchengladbach, recebeu o prêmio por seu compromisso social com os "meninos de rua" de sua cidade natal, Londrina, através da "Fundação Giovane Elber" fundada anos atrás. Todas as doações que a fundação consegue arrecadar, destinam-se a um projeto social que oferece a estes meninos, formação e capacitação ocupacional.

O prêmio foi instituído há dez anos pela Associação de São Miguel e o Arcebispado de Munique-Freising, recordando o legendário gesto de São Martinho de Tours, que dividiu seu próprio manto com um mendigo, constituindo-se em modelo de preocupação social e de amor ao próximo necessitado.

Até hoje o "Manto de São Martinho" tinha premiado obras sociais realizadas em território alemão, por isso é a primeira vez que se premia uma obra realizada no estrangeiro.

Este prêmio não comporta ajuda financeira, mas sim um reconhecimento honorífico a alguém na qualidade de seu testemunho de caridade cristã.